Consumo regular auxilia no controle de peso e do colesterol ruim
As fibras devem compor o cardápio de quem quer uma alimentação balanceada e saudável. Presentes em cereais, grãos integrais, sementes, frutas e legumes, esses nutrientes são fortes aliados no combate de problemas que afetam o intestino, além de ajudar no controle do peso e do colesterol ruim.
Apesar da importância das fibras para a saúde, o consumo em muitas famílias ainda não chega a ser o recomendado pelos especialistas. Nutricionistas sugerem a inserção de 15 a 30 gramas por dia nos pratos de adultos e para crianças acima de 2 anos e pessoas até 20 anos a conta é de 5 gramas diários mais a sua idade.
Leia mais:
Miniônibus oferece mais conforto para até 36 passageiros
IBAPE-PR promove curso de perícia e aspectos do Novo Código de Processo Civil
A Marcopolo irá fornecer 25 unidades modelo urbano Torino para a Coesa Transportes Ltda
No dia 20 terá início a 24ª edição da Busworld Europe, em Kortrijk, na Bélgica
Existem dois tipos de fibras. As solúveis estão presentes nas frutas, cenoura, aveia, cevada, feijão, lentilha, soja e grão-de-bico; já as insolúveis podem ser encontradas em verduras, farelo de trigo, cereais integrais como arroz, pão, torrada, aveia em flocos, granola, farelo de aveia, sementes de linhaça e cereal a base de trigo.
A consultora nutricional da Famiglia Zanlorenzi, Franciele Viezzer, explica que pessoas com alimentação pobre em fibras estão mais propensas a ter sobrepeso, constipação intestinal e sistema imunológico frágil e debilitado. "As fibras tornam a digestão mais lenta, aumentando a sensação de saciedade e fazendo com que o carboidrato seja absorvido mais lentamente no sangue, evitando picos glicêmicos e acúmulo de gordura corporal", explica. "Também estimulam o bom funcionamento do intestino e previnem a constipação, pois servem de alimento para as bactérias benéficas do intestino, atuando como uma barreira imunológica", acrescenta.
A maneira mais simples e gostosa de consumir fibras é compor um prato com uma boa variedade de verduras e legumes, além de produtos integrais como o arroz e feijão. No café da manhã, a ingestão de aveia, chia, linhaça, quinoa, psyllium ou granola também é uma boa opção.
Para facilitar e potencializar o consumo de fibras, a Famiglia Zanlorenzi lançou o Deu Fome Simmm! (foto), suco snack rico em vitamina C e fonte de fibras, ferro, zinco e vitaminas A, D, B1, B2, B6 e B12. Com apenas 116 calorias, é composto por banana, abacaxi, maçã, pêra, uva, leite de coco e limão, e auxilia no bom funcionamento do organismo.
"O suco snack é completo e uma boa opção de lanche intermediário, pois oferece carboidrato associado à gordura saudável do leite de coco e fibras, ambos que ajudam na sensação de saciedade", diz Franciele. Ela observa que o ácido láurico presente no leite de coco garante propriedade antiviral, antifúngica, antibacteriana, digestiva e antioxidante. "Os ingredientes do Deu Fome Simmm! agem para regular os hormônios da tireóide, acelerando o metabolismo. É complemento na alimentação por ser muito nutritivo e rico em vitaminas e minerais", ressalta a nutricionista.
Sobre o Grupo Famiglia Zanlorenzi - fundado em 1942, o Grupo Famiglia Zanlorenzi é atualmente uma das maiores empresas de derivados de uva e uma das mais importantes indústrias de bebidas do Brasil. A base produtora do grupo está situada na Serra Gaúcha em São Marcos/RS e o pólo industrial em Campo Largo/PR. Presente em todo o território nacional (bem como em diversos países da América Latina), possui um vasto portfólio de produtos, com 11 marcas e mais de 110 rótulos, que abrange quatro categorias de mercado: vinhos de mesa, vinhos finos nacionais e importados, espumantes e frisantes e sucos.