Mercado em pauta

Feira de Gestão promove debate sobre fusões e aquisições

14 set 2009 às 18:46

O processo de globalização incentivou o desenvolvimento das operações de fusões e aquisições de empresas no cenário mundial. A consultoria PricewaterhouseCoopers contabilizou mais de 3,5 mil registros de fusões e aquisições no País de 2002 para cá. Em todos os setores. Só no primeiro semestre de 2009, a Associação Nacional dos Bancos de Investimento (Anbid) registrou 37 operações, somando R$ 59,1 bilhões, com expectativa de fechar o ano com aproximadamente R$ 140 bilhões em transações.

Enquanto, por um lado, políticos e órgãos de defesa do consumidor ressaltam os fatores negativos das fusões e aquisições (principalmente a concentração de mercado, formação de cartéis e demissões em massa), os empresários comemoram ganhos em escalas de produção, atuação em outros mercados, surgimento de produtos e ganhos em sinergias financeiras e tecnológicas. Isso sem falar no recebimento de relevantes valores que podem ser utilizados para novos investimentos.


Para debater o tema "Fusões e Aquisições", no Painel de Finanças, a 9ª Feira de Gestão da FAE Business School reúne o analista da Gerência de Orientação de Investidores da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Félix Arthur Garcia, o diretor de Investment Banking do HSBC do Brasil, Eduardo Rangel, o CEO da Brose do Brasil, José Bosco Silveira Júnior (foto), e o diretor administrativo financeiro da Leão Jr., Helio Corrêa.


De acordo com Bosco, o Painel é importante para que os acadêmicos e jovens profissionais da área de finanças confirmem na prática o que já aprenderam na teoria. Ele pretende apresentar o tema e abordar como os processos de aquisições são constituídos, quais as mudanças que acontecem e como devem ser planejadas, com o intuito de minimizar os impactos no ambiente organizacional. A Brose, empresa alemã com sede em São José dos Pinhais (PR) que está no Brasil há 10 anos, já realizou duas operações de aquisição no País. A última delas aconteceu em 2008, quando a organização incorporou a divisão de motores elétricos da Continental Corporation. A operação refletiu na incorporação da fábrica de Salto, em São Paulo.


Helio Corrêa participa do painel com a experiência da aquisição da paranaense centenária Leão Junior S.A. (empresa líder no mercado de chás do Brasil e detentora da marca Matte Leão) pela Coca-Cola Brasil. O executivo atuava antes como gerente de tecnologia e compras da Coca-Cola e relata no debate os ajustes que fez para preparar a Leão Júnior para as novas e maiores expectativas de crescimento. O processo de aquisição começou no início de 2007. Em 2008, a SDE (Secretaria de Direito Econômico), do Ministério da Justiça, e a Seae (Secretaria de Acompanhamento Econômico), do Ministério da Fazenda, haviam emitido parecer autorizando a compra sem ressalvas. Já em julho de 2009, o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) emitiu parecer favorável à aquisição, com restrição. O Conselho ressalvou que a multinacional não deve mais interferir nas operações com o chá gelado Nestea, que explora em "joint-venture" com a Nestlé. A Coca-Cola aceitou a restrição.


O mercado de capitais e o papel da CVM serão abordados por Félix Arthur Garcia. Além de explicar como funciona, qual sua importância e situação atual, Garcia mostrará no Painel a evolução das leis que regem o mercado de capitais – incluindo a lei de criação da CVM, suas atribuições e atuação no processo de normatização, fiscalização e proteção aos investidores.

Premiada com o Top de Marketing 2008 e considerada o maior evento de business do Sul do País, a 9ª Feira de Gestão da FAE Business School acontece de 28 de setembro a 2 de outubro, no piso G1 Shopping Crystal Plaza. O Painel de Finanças, com o tema "Fusões e Aquisições" será no dia 28 de setembro, às 18h30. O evento traz cinco Painéis de Gestão e dez Palestras Magnas num auditório para 1.200 pessoas. Durante os cinco dias de evento, a Feira promove o debate e a troca de experiências entre empresários, executivos, empreendedores, acadêmicos e estudantes universitários, apresentando cases e estratégias bem sucedidas de gestão dos mais diversos segmentos.


Continue lendo