O Unicuritiba, como passa a ser chamado, já anuncia a abertura de seis a dez novos cursos no próximo Vestibular, programado para o final do ano.
Desde 2002, quando entrou com o pedido junto ao MEC, a instituição se prepara para este momento. Primeiro construiu um campus de 45 mil metros quadrados, no bairro Rebouças. "Além disso, investimos na remodelação da unidade do centro e tivemos o nosso Mestrado reconhecido pela CAPES", destaca o reitor do Unicuritiba, Danilo Vianna. "Passaremos a reutilizar a tradicional sede da Faculdade de Direito de Curitiba, que nesses últimos dois anos foi totalmente reformulada. Isso mostra que consolidamos o que tínhamos antes de nos tornarmos centro universitário", complementa.
Fundada em 1950 pelo advogado Dr. Milton Vianna, a instituição surgiu com o nome Faculdade de Direito de Curitiba. Nessa época, a cidade vivia um significativo crescimento. O clima festivo de prosperidade e progresso estendia-se também à área da educação. Instalada em um prédio localizado no centro da cidade, na Rua Senador Alencar Guimarães esquina com Emiliano Perneta, a instituição ganhou desenvolvimento e reconhecimento.
O mês de julho de 1998 marcou o início de uma nova fase da Faculdade, quando foram lançados quatro novos cursos (Administração, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Relações Internacionais e Turismo), que, com o de Direito, passaram a constituir as Faculdades Integradas Curitiba. O ano de 2002 deu continuidade a esta nova realidade, com a inauguração do Campus Milton Vianna Filho, localizado na Rua Chile, na antiga sede do Senai.
O Campus tem 45 mil metros quadrados, projetado exclusivamente para atividades de ensino superior, abriga 78 salas de aulas, dois auditórios com capacidade para, aproximadamente, 200 e 500 pessoas, laboratórios de informática e laboratórios específicos de Áudio, Vídeo e Fotografia, além de Agência de Publicidade e Propaganda, Agência de Turismo e Empresa Júnior. A infra-estrutura do Campus conta ainda com uma ampla biblioteca, praça de alimentação e lazer e amplo estacionamento.
A instituição também conta com um Núcleo de Prática Jurídica (NPJ), que oferece aos acadêmicos a vivência prática da advocacia, realizando mais de cinco mil atendimentos por ano à comunidade carente. Ao todo, a instituição já formou dez turmas de Administração, Comunicação Social, Turismo e Relações Internacionais e 80 turmas de Direito. Atualmente, cerca de 5 mil alunos de graduação e pós-graduação estudam na instituição. Com a criação do Unicuritiba, a expectativa é que este número aumente significativamente.
A qualidade de ensino é o alicerce que faz a instituição se tornar reconhecida e conceituada no mercado, haja vista esse reconhecimento do MEC, transformando a instituição em centro universitário, e a chancela concedida pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que conferiu ao curso de Direito, pela terceira vez consecutiva, o selo "OAB Recomenda", consolidando a posição entre os mais destacados cursos de Direito do País. "Esse mérito é a comprovação do que nossos alunos, professores e a sociedade paranaense já reconhecem: que os 57 anos de trabalho sério, comprometidos com a qualidade e a ética, fazem da nossa instituição uma das mais comprometidas com a qualidade de ensino no país", destaca o reitor.
O Unicuritiba é mantido pela Associação de Ensino Novo Ateneu (AENA), tendo suas raízes no Colégio Vianna, fundado em Curitiba no ano de 1897 pelo educador Elysio de Oliveira Vianna. Além dela, fazem parte do grupo o Colégio Novo Ateneu, as Faculdades Guarapuava e o Instituto Politécnico do Paraná (IPP).