Mercado em pauta

Existe empresa crescendo 100% ao ano

10 abr 2002 às 18:51

“Não é mágica”- diz a Diretora de Marketing do Gruppo Essene, Patrizia Senna. “Mas, parece”, podem pensar alguns. Ou: “Como foi possível a obtenção de 100% de crescimento em três anos consecutivos, se o ano de 2001 fechou com uma margem de crescimento econômico de 2% a 2,5%?”. Aliás, o mesmo índice previsto para 2002, segundo o presidente do Conselho de Economia do Paraná, José Moraes Neto.

O Gruppo Essene foi um dos pioneiros no Brasil a apresentar para o mercado a lâmina de madeira pré-composta. Aqui, um produto inovador, mas já com mais de 30 anos de aceitação na Europa. “A Essene ocupa um espaço relativamente novo. Apesar de não ter sido a primeira empresa importadora de lâmina de madeira pré-composta, as importamos em bloco e aí está o nosso diferencial”, conta Patrizia.


O Gruppo Essene, formado pelas empresas Essene, Dei Nobili e Nobilit, oferece solução. A Essene surgiu para suprir uma demanda reprimida, ou seja, apresentar um produto que substituísse à altura, em qualidade e beleza, a lâmina de madeira natural. A resposta veio com a importação de blocos de madeira reflorestadas (da Itália) para faqueação no Brasil. “Com a vinda da madeira em bloco, há redução no custo final do produto. Em bloco, a madeira ocupa cerca de 40% a menos de volume do que se viesse faqueada. Assim barateamos o transporte”. Mesmo sem grandes concorrentes, a Essene aperfeiçoou sua mão-de-obra e maquinário. Resultado: obteve um índice de melhoria na faqueação mais alto do que o obtido na Itália, país onde estão localizadas três das cinco produtoras de lâmina de madeira pré-composta do mundo. As outras duas estão na China.



O Gruppo Essene disponibiliza mais de 60 tipos de lâminas, nos mais variados desenhos: linheiro, rádica ou fantasia, para serem utilizados em portas, vistas, pisos, painéis, móveis, etc. O céu é o limite quando pensamos nas combinações de cores e desenhos que arquiteto, decorador ou marceneiro podem utilizar para compor ambientes e móveis. No início, foi necessária uma parceria com outra empresa para importar os blocos. Com a desistência da parceira, por não acreditar na aceitação do produto, a Essene passou a liderar esse mercado, com cerca de 70%. “Foi nossa grande sorte, na verdade. Temos mercado em expansão, e nossa antiga parceira hoje compra lâminas da Essene. Só não crescemos mais no último ano porque não estávamos com produto suficiente para fornecer”, afirma a Diretora.


Com a escassez de madeira natural e leis sendo aplicadas, a Europa faz uso da lâmina pré-composta há três décadas, pelo menos. No Brasil, surge como resposta ao corte de árvores em reservas naturais e atende ao consumidor mais consciente da preservação das florestas. Uma vez consumindo a lâmina de madeira pré-composta, o cliente se torna cativo, segundo Patrizia. “São clientes com uma nova consciência. Eles não perdem tanto tempo com a lâmina natural se podem obter a mesma cor com a pré-composta, se for esta a opção, já que são mais de 60 tipos e ainda é possível fazer, sempre sob encomenda, um desenho exclusivo. A lâmina de madeira pré-composta é quase totalmente aproveitada e as perdas são mínimas. Quando pensamos em um hotel ou numa construtora, os benefícios para o cliente são mensurados em tempo e economia”.
O Gruppo Essene também reinveste seu lucro na própria empresa. Está direcionando sua produção para Itajaí, Santa Catarina, em função dos incentivos fiscais e do porto. Continuarão em Curitiba, administração e comercialização das lâminas, esta última realizada por intermédio de revendas.


Além disso, o Gruppo Essene está com um projeto de exportação de lâminas e produtos acabados em lâmina de madeira pré-composta (painéis, forros, pisos, portas de passagem, portas para móveis, vistas, lambris) a exemplo do que já fornece no Brasil, para o México e para os Estados Unidos. “A decisão pelos dois países partiu de parcerias que temos por lá. A previsão é de exportarmos já a partir deste ano”, finaliza Patrizia.


SEGURANÇA

Após bem sucedido lançamento em Curitiba o Alerta (equipamento limitador de velocidade único do gênero no Brasil que, instalado no console do veículo, avisa ao condutor quando a velocidade máxima programada for atingida), vem chamando a atenção de empresas preocupadas na reeducação dos seus motoristas no trânsito e em garantir a segurança de seus funcionários.
A filial da Sanepar em Londrina instalou o Alerta em um dos carros da empresa para uma bateria de testes, iniciada em março e com término previsto para o final de maio. “Se os resultados continuarem positivos como os constatados até agora queremos instalar o Alerta em toda nossa frota”, explica Wilson Marçal, gerente de negócios da empresa londrinense, que busca com a instalação do equipamento garantir a integridade física de seu staff e, conseqüentemente, das demais pessoas.
O aparelho apresenta o diferencial de ser o primeiro no País que possibilita contabilizar o número de vezes que o limite de velocidade foi ultrapassado, registradas em um marcador de seis dígitos. “Ficamos sabendo da existência do Alerta por intermédio de colegas da Sanepar de Curitiba e também tivemos ótimas referências pela equipe da Copel, que usa o produto há bastante tempo”, diz Marçal.
Para Edgar Marcelo Santos, diretor da TDB Comercial (empresa curitibana responsável pela comercialização do equipamento), é importante ressaltar o aspecto de multifuncionalidade do Alerta. “Nosso produto se encaixa no perfil de qualquer empresa por oferecer soluções que se enquadram nas necessidades e particularidades de cada uma. Existem casos como o da empresa Enersulk em que foi constatada uma redução de aproximadamente 15% no consumo de combustível, além da diminuição de gastos com manutenção da frota e de acidentes”, finaliza.


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