Mercado em pauta

Evento oficial do filme "A era do Gelo" está em Curitiba

23 mai 2006 às 11:00

Será inaugurado no dia 26 de maio, na Praça Curitiba (piso L2), o evento oficial do filme, com atrações exclusivas e gratuitas.

O evento é uma parceria com a Fox Filmes do Brasil e está percorrendo os shoppings brasileiros administrados pelo grupo Iguatemi, atraindo milhares de visitantes. Em Curitiba, a atração permanecerá até o dia 18 de junho no Shopping Curitiba. "É uma oportunidade de oferecermos ao nosso cliente o que há de mais moderno em entretenimento", afirma a gerente de Marketing do shopping, Alessandra Furtado.


Indicado para crianças e adolescentes, o evento "A Era do Gelo" conta com brinquedos diferenciados, como o Avalanche, desenvolvido na Nova Zelândia. É uma grande bola inflável que comporta até dois participantes em seu interior, permitindo que eles rolem sobre uma superfície inclinada.
Na Praça Curitiba haverá ainda parede de escalada e escorregador, acquaplay, piscina de bolinha, jogos quebra-gelo, memória e pula-pula. Outra atração é o Nervo Teste, em que o participante testa seus nervos tentando ajudar o esquilo Scrat a pegar uma noz.



SERVIÇO:
A Era do Gelo
Praça Curitiba – Shopping Curitiba – piso L2
Fone 41-3026-1000
Horário de funcionamento: das 14 às 21 horas de segunda a sexta, das 10 às 21 horas aos sábados e das 14 às 20 horas aos domingos e feriados.



Programa "Viva Melhor no seu Condomínio" será lançado nesta quarta-feira em São José dos Pinhais


Projeto-piloto desenvolvido pelas Faculdades Curitiba tem como objetivo orientar os moradores quanto à coleta seletiva de lixo, uso correto da água e geração de renda


As Faculdades Curitiba, a Caixa Econômica Federal, a Sanepar e a prefeitura de São José dos Pinhais se uniram para realizar mais um projeto de responsabilidade social. O programa "Viva Melhor no seu Condomínio" será lançado nesta quarta-feira (24 de maio), a partir das 15 horas, no Residencial Ravenna, em São José dos Pinhais, que estará sendo inaugurado. O objetivo é desenvolver um projeto-piloto, que sensibilize os moradores em relação ao lixo, esgoto, água e boa convivência no condomínio. Estarão presentes no evento representantes de todas as instituições envolvidas.


As ações têm como público-alvo os moradores do residencial, que é arrendado pela Caixa Econômica Federal. O banco ficará responsável por disponibilizar recursos pertinentes ao projeto e promover articulações entre os participantes do projeto e todos os agentes envolvidos no programa. Três cursos das Faculdades Curitiba estão desenvolvendo ações distintas para o projeto. O curso de Direito, em especial o Núcleo de Prática Jurídica, ficará responsável por conscientizar os moradores da importância da aplicação correta da legislação no condomínio e realizará cursos de capacitação para a elaboração e manutenção da documentação legal dos condomínios. Os alunos e professores também promoverão workshops de temas específicos relacionados à lei e realizarão eventos no condomínio para encaminhamento de questões jurídico-legais dos moradores, como, por exemplo, direito da família.


O curso de Administração realizará um projeto de Sustentabilidade e Geração de Renda, com o objetivo de apurar a quantidade de lixo reciclável produzido no residencial e qual encaminhamento é dado ao material. Em seguida, pretende-se formar uma cooperativa de coletores de materiais recicláveis do condomínio. Também será ministrado um curso de "Orçamento Familiar", com dicas de como organizar contas e salário.


A Agência Genial, do curso de Comunicação Social das Faculdades Curitiba, ficou responsável pela criação de duas campanhas. A primeira, destinada ao lançamento do projeto e divulgação das ações sociais a serem desenvolvidas. E a segunda, mais voltada aos moradores e visitantes do condomínio, que tem como objetivo a conscientização quanto ao processo da coleta seletiva de lixo.


Funcionários da Sanepar também vão ministrar cursos de Capacitação de Agentes Sócio-Ambientais para os moradores do Residencial Ravenna. Os temas dos cursos serão "Visitação às estações de tratamento de água e esgoto da Sanepar", "Esgoto: se liga na rede", "Lixo: use o bom senso" e "Cuidando da Água". Para finalizar, o Corpo de Bombeiros realizará uma palestra sobre a utilização dos equipamentos de segurança presentes no residencial.


Ao todo, o projeto, que será coordenado pela Caixa Econômica Federal, terá seis meses de duração. De acordo com a coordenadora do Núcleo de Responsabilidade Social das Faculdades Curitiba, Cristina Surek, se a iniciativa no Residencial de São José dos Pinhais tiver resultados satisfatórios, o projeto poderá ter alcance em âmbito nacional, sendo implantado em outros residenciais do país.


Uma pesquisa, realizada por três alunos do curso de Comunicação Social da instituição em 2004, revelou que os entrevistados de classe C dão mais valor ao lixo que os de classe A. Além disso, o levantamento apontou que os motivos pelos quais há a separação do lixo são, principalmente, a preservação do meio ambiente e a solidariedade (ajuda aos catadores). No entanto, a maioria dos entrevistados não teve argumentos para sustentar a idéia de que separar o lixo reciclável colabora na preservação do meio ambiente. Outro ponto constatado na pesquisa foi que as campanhas de comunicação são fundamentais para motivar a população a separar o lixo.


Após analisar o resultado da pesquisa, as professoras das Faculdades Curitiba Luciana Cota, Alessandra Leoni e Cristina Surek entraram em contato com a Sanepar e, a partir de então, começaram a desenvolver o projeto. Em seguida, conseguiram o apoio da Caixa Econômica Federal, que faz o arrendamento das unidades, e da prefeitura de São José dos Pinhais, onde está localizado o residencial.



SERVIÇO
O quê - Lançamento do projeto "Viva Melhor no seu Condomínio"
Quando - 24 de maio de 2006 - 15 horas
Onde - Residencial Ravenna - Rua Otávio Cim - Bairro Afonso Pena - São José dos Pinhais


Continue lendo