Mercado em pauta

* Endomarketing - O Compartilhar de um Sonho.

11 abr 2006 às 11:00

Quando Antonie Saint-Exupery escreveu: "Se você quiser construir um navio, não convoque homens para juntar madeira, dar ordens e dividir o trabalho. Antes, ensine-os a se apaixonar e desejar o eterno e distante mar", não imaginava como este pensamento poderia se encaixar tão bem nas relações empregado e empregador neste sexto ano do século XXI.

Os empresários antes de convocarem seus colaboradores para embarcarem no convés do seu navio, devem fazer a sua parte, isto é, escrever a missão e a visão que têm para o seu negócio, fundamentados por valores nos quais realmente acreditem e que estas manifestações da cultura empresarial dêem sentido aos seus objetivos organizacionais. Em essência, há que se ter um sonho que vá além da linha do horizonte e que se queira compartilhá-lo com os colaboradores.


Os funcionários por seu lado, se sentirem que a empresa é verdadeira nos seus propósitos, bem como humana e idealista, procurarão subir neste navio para também irem em busca do mesmo sonho, ajudando-a a seguir o seu destino de forma determinada e segura, enfrentando as turbulências que o mundo globalizado hoje nos impõe.


O Endomarketing precisa ser visto como uma valiosa ferramenta estratégica, que necessita de um planejamento prévio, bem pensado, bem elaborado e muito bem executado, que permita implementar dentro das empresas, ações de marketing interno e de gestão de pessoas para a construção de um maior comprometimento do público interno com os objetivos da organização e no fortalecimento das suas relações com o mercado.


Mas este comprometimento, esta aliança, que deve agregar valor a objetivos comuns, não acontece da noite para o dia, é primordial que estas ações sejam programadas, estruturadas e contínuas para que tenham efeito. Chamo aqui de efeito motivacional, que eleve de tal forma a auto-estima da equipe de trabalho, que esta se sinta co-responsável para navegar em qualquer oceano sob qualquer circunstância.


No verdadeiro Endomarketing, a empresa deve ser um todo integrado, a começar pela qualidade da comunicação interna que deve ser clara , verdadeira e coerente, seguida por uma mentalidade holística sobre marketing, onde todos são clientes de todos dentro de uma organização, isto é, ninguém está sozinho. É crucial que todos estejam unidos num único propósito. Bem como utilizar os mecanismos apropriados para a motivação, sabendo dar e doar recompensas satisfatórias que nem sempre o dinheiro resolve. Por último e não menos importante são os relacionamentos interpessoais, fundamentados por respeito mútuo, empatia, tolerância, solidariedade e bom humor.


Harmonizar e compartilhar estes princípios é um grande desafio, que só se conquista com muito trabalho e determinação. Uma bússola aponta para um mesmo norte, cabe a nós navegarmos pela melhor trajetória para chegarmos lá.
Aportar nesse êxito a ser alcançado, não é tarefa fácil. Encontrar, contratar e treinar os talentos humanos, é um processo de seleção que implica identificar gente que tenha "veia" para trabalhar na sua empresa e que possua paixão pelo que faz. Talvez não seja possível atingir a perfeição, mas a maioria deve prevalecer e não o contrário.


As contrapartidas são sempre questionadas. Quanto mais transparente for a relação, mais engajado, responsável e pró-ativo será o empregado em relação ao empregador e o seu negócio.


Na verdade, um navio, para não estar à deriva, requer que todos assumam as suas responsabilidades, que executem o seu trabalho de forma primorosa.
É preciso trocar o passado pelo futuro nas relações. Deixar de tratar o funcionário somente como mão-de-obra e que este deixe de achar que a empresa é só um passatempo na sua vida.


Não importa onde uma pessoa ancore as suas competências por anos ou semanas, a imagem da sua marca pessoal é que está em julgamento e esta apreciação de valor só constrói quem estiver alinhado também com os seus sonhos.


Conquistar, cativar e cultivar é responsabilidade de todos, pois só assim embarcarão de corpo e alma para alcançarem o eterno e distante mar.



*Termo registrado por
Saul Berkin.
Eliane Doin / 2006
Publicitária, Professora Universitária e Palestrante sobre
Endomarketing, Marketing Pessoal e Comunicação de Marketing.


fictus@elianedoin.com.br


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