Mercado em pauta

Empresas familiares não são companhias fundo de quintal

24 jul 2007 às 11:00

Muito pelo contrário, nas economias capitalistas, a maioria das empresas que chegou a patamares invejáveis no cenário econômico mundial, teve seu início com as idéias, o empenho e o investimento de seus empreendedores e parentes.

O consultor de empresas familiares e diretor da Societàs Consultoria, Pedro Podboi Adachi, comenta que "a imagem que a maioria das pessoas faz de uma empresa familiar é de um negócio pequeno e administrado apenas pelos parentes, muitas vezes fadado ao insucesso e sem possibilidades de crescimento profissional para os que não são membros da família. É uma imagem distorcida da realidade".


Pesquisas internacionais apontam que as sociedades familiares constituem mais de 90% das empresas em operação no mundo. Contestando esses números, alguns profissionais alegam que as empresas familiares constituem cerca de 60% das organizações mundiais. De qualquer forma, a predominância das empresas familiares no mundo corporativo é incontestável.


O consultor define empresa familiar como toda organização na qual uma ou poucas famílias concentram o poder de decisão envolvendo o controle da sociedade e, eventualmente, participam da gestão. Sem restrição quanto à área de atuação da empresa, quanto ao seu tamanho, quanto à formatação jurídica da sociedade ou com relação ao tempo de existência. Com isto, a maioria das organizações em operação no mundo é empresas familiares, podendo ser encontradas em praticamente todas as indústrias e ramos econômicos ao redor do mundo.


As organizações familiares movem a máquina da economia mundial e é necessário tirar os preconceitos sobre estas empresas. "Se perguntar para uma turma de universitários onde querem trabalhar, a maioria apontará uma grande empresa multinacional. Infelizmente, eles não sabem que muitas destas multinacionais são empresas familiares, porém com a família controladora estabelecida fora do Brasil", afirma Adachi.


Para o consultor, exemplos de empresas familiares podem ser observados desde pequenos estabelecimentos como um pequeno bar administrado pela família assim como organizações multinacionais como o Wal-Mart, a maior empresa de faturamento do mundo, ou a Cargill, a maior companhia privada que comercializa produtos básicos e primários, tais como grãos e outras commodities. "Não faltam exemplos de empresas nacionais como o Pão de Açúcar, o Itaú, a Gerdau e a Votorantim, cuja existência em si eleva a importância desse tema e facilitam a compreensão, visto que os familiares controladores são pessoas mais visíveis na mídia", disse Adachi.


Compreendendo o conceito de empresa familiar e conhecendo algumas organizações de sucesso, fica evidenciado que empresa familiar não pode ter sua imagem vinculada apenas a uma pequena firma de fundo de quintal.



Sobre o consultor

Pedro Podboi Adachi é sócio-diretor da Societàs Consultoria. Formado em Direito pela USP e pós-graduado em Administração de Empresas na Fundação Getúlio Vargas. Adachi participou de programas focados em empresas familiares como o Leading the Family Business no IMD, em Lausanne, na Suíça, e fez mestrado em Administração e Negócios pela Ohio University, nos Estados Unidos. O executivo também acumula experiências como diretor de empresa familiar, consultor empresarial, conselheiro da CIESP (Regional de Rio Claro), palestrante e professor universitário na FEA-RP (USP) e na ESPM, pesquisador e autor de artigos e livro.


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