Certificação foi concedida com base no que determina a Política Nacional de Resíduos
Sólidos em relação ao destino correto de resíduos gerados em obras
A Araruama Engenharia acaba de receber o certificado ambiental, emitido pela Forte Soluções Ambientais, que atesta que a empresa paranaense destinou corretamente os resíduos gerados em suas obras durante todo o ano de 2015, seguindo rigorosamente às normas da PNRS - Política Nacional de Resíduos Sólidos. A lei determina que os resíduos da construção civil com tecnologia para serem reciclados, tratados e reutilizados não devem ser encaminhados para aterro sanitário.
Leia mais:
Miniônibus oferece mais conforto para até 36 passageiros
IBAPE-PR promove curso de perícia e aspectos do Novo Código de Processo Civil
A Marcopolo irá fornecer 25 unidades modelo urbano Torino para a Coesa Transportes Ltda
No dia 20 terá início a 24ª edição da Busworld Europe, em Kortrijk, na Bélgica
De acordo com o engenheiro Matheus Forte, da Forte Soluções Ambientais, além de ter encaminhado todos os resíduos gerados em suas obras para locais de reuso ou reciclagem, a empresa atendeu a resolução 307 do Conama – Conselho Nacional do Meio Ambiente, que estabelece diretrizes, critérios e procedimentos para a gestão dos resíduos da construção civil. A Araruama também foi responsável pela redução de Dióxido de Carbono no meio ambiente.
"Nenhum resíduo gerado nas obras da Araruama foi enviado para aterro sanitário. Todas as obras possuem certificado de destinação final que comprovam tal afirmação", garante Matheus Forte. Segundo o engenheiro, a Forte Soluções Ambientais atua periodicamente nas obras da Araruama, exercendo um trabalho de gestão ambiental.
O engenheiro cita que a Forte realiza treinamentos ambientais para todos os colaboradores, além da avaliação dos índices de ruído das obras, controle de indicadores e metas de redução residual e medições de emissão de fumaça preta dos veículos. A consultoria ainda orienta como deve ser feito a segregação dos resíduos no local de geração e, posteriormente no local de descarte, controlando toda a documentação de rastreabilidade dos resíduos gerados até sua destinação correta. Esse serviço é fundamental para que as obras aprovem o PGRCC - Plano de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil, junto à Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
Matheus Forte coloca que foi realizado o desenvolvimento de fornecedores para recebimentos dos resíduos gerados ela Araruama e um trabalho muito intenso junto aos colaboradores, com a intenção de passar a conscientização ambiental, mostrando que eles são fundamentais para o gerenciamento ambiental aconteça de forma eficaz.
A Araruama Engenharia possui uma equipe com mais de 30 anos de experiência no ramo de reformas ou construções de espaços industriais com prazo e qualidade de execução e acabamento diferenciados. A empresa traduziu o modelo de obra de varejo, onde construiu grande parte da sua história, para projetos corporativos, trazendo prazo, qualidade de execução e acabamento diferenciados. Até agora, a empresa foi responsável pela construção de mais de 1.000.000 de metros quadrados.