Mercado em pauta

Emagrecer nas nuvens

06 jul 2002 às 10:59

Se sujeitar a uma rígida dieta e ainda enfrentar uma maratona de exercícios e atividades que ocupam o dia inteiro, era desanimador. “Inicialmente os empresários pretendiam atrair pessoas com problemas de obesidade atravéz de receitas médicas que necessitavam o acompanhamento de um médico em todo o processo de emagrecimento”, diz Cláudia Ribeiro proprietária do Spa Med Vale em Guarapuava . Mas os spas caíram na moda e viraram mania entre as pessoas bem sucedidas que sentem a necessidade de relaxar e ir em busca de uma vida mais saudável e ainda mulheres relativamente magras em busca de uma silhueta torneada em pouco tempo.

A existência dos spas ocupa um espaço que de fato é necessário, oferecendo a seus clientes estratégias de restrição calórica e programas de exercícios para obter efeitos rápidos de perda de peso e recuperação da estética e muitas vezes da auto-estima. A vida moderna ainda fez com que alguns spas criassem programas de apenas um dia.


O que chama a atenção na maioria dos spas espalhados pelo Brasil são as excelentes infra-estruturas e mordomias oferecidas aos hóspedes. Cardápio com número de calorias controladas mas com todo o charme e sofisticação da cozinha francesa, indiana, chinesa, italiana e brasileira, tinas de ofurô a 37º, piscinas cobertas e aquecidas, massagens com cremes medicinas e ervas, cabeleireiras, manicures/pedicures, animais e em alguns existe ainda banhos de chocolate e vinho. Sem falar nos magníficos cenários que abrigam estes redutos de privilegiados.


CENÁRIOS EXÓTICOS


O Vale do Jordão é um dos locais mais privilegiados e valorizados da região de Guarapuava, onde rios, árvores e várias espécies de animais convivem em plena harmonia. Cravado bem no meio deste Vale em uma área de 70 mil metros quadrados e localizado a uma altitude de 1.120m fica o Spa Med Vale o preferido entre artistas e políticos que vem até a região em busca de descanso.


CURIOSIDADES
Nem só de glamour vivem os spas, algumas histórias são um tanto quanto curiosas. Certa vez a hóspede de um spa, que recebia uma dieta de aproximadamente 600 calorias, não saia mais do banheiro, preocupada a equipe médica fez alguns exames para saber se existia algum problema patológico, e constatou-se que não havia nada, então a camareira detectou um pequeno probleminha...a embalagem que deveria estar cheia de shampoo estava recheada de leite condensado. Em outra ocasião, um empresário mandou um funcionário encher seu helicóptero de bombons e joga-los na área do spa, foi uma festa.


PASSAR FOME???
Para quem morre de pena de quem está passando fome nos spas, Cláudia Ribeiro (Spa Med Vale) passa uma receita de moqueca de frango para fazermos em casa e sentirmos na barriga este agradável “sofrimento” vivido pelos seus hóspedes.


Moqueca de Frango 5 porções / (116 calorias cada)


Ingredientes


350g de peito de frango cortado em cubos; 200g de pimentões coloridos; 200g de cebola; 200g de tomates sem pele e sem sementes, 1 colher (sopa) de caldo de galinha; coentro fresco a gosto; 1 colher (chá) de maisena; 1 litro de suco de tomate sem tempero; 200 ml de leite de coco light; 1 colher (sopa) de azeite de oliva.
Modo de preparo
Cozinhe o frango com uma gota de azeite e deixe dourar. À parte, refogue os pimentões, cebola e tomate, o leite de coco, o suco de tomate, o caldo de galinha, nessa ordem. Ainda no fogo, acrescente a maisena. Quando o caldo engrossar, acrescente o frango.


REGIÃO DE GUARAPUAVA


A região mais chuvosa do Terceiro Planalto do Paraná e seu solo, levemente ondulado com campos limpos, presta-se para a agricultura mecanizada e criação de gado, de alto valor genético, confinado em pastos plantados. É um dos mais importantes polos madeireiros do Paraná e servida por excelente malha rodoviária, terminal ferroviário e transporte aéreo.


É grande produtora de grãos, produzindo também batata e frutas como maçã, nectarina, pêssego, etc. Localiza-se em posição estratégica, na rota dos países do MERCOSUL e o Porto de Paranaguá. É a sede da Macroregião 4 do Estado do Paraná, que congrega 38 municípios e sede da Microregião Campos de Guarapuava, formada pelos municípios de Guarapuava (sede), Cantagalo, Quedas do Iguaçu, Inácio Martins, Pinhão, Candói, Reserva do Iguaçu, Foz do Jordão, Campina do Simão, Turvo e Laranjeiras do Sul.


ESTATÍSTICAS Coordenadas geográficas são: 25º 23'26" S E 51º 27'15" W


Clima: Moderado, Subtropical com geadas no inverno. Temperatura média anual 16,8 ºC
População: 156.875 habitantes. 139.667 na zona urbana (89%) e 17.208 (11%) na zona rural.
População Masculina: 77086. População Feminina: 79789
Taxa de Crescimento anual:2,48%
Território 3.053,835 Km2.
Área urbana: 55,90 Km2
Área verde: 10,4 m2 por habitante de área verde nativa
e 1,6m2 por habitante de área verde de parques e jardins


Economia:


População economicamente ativa: 77.549 (49,4%)

PIB: US$546.190.853,79
PIB per Capita: US$3.692,67
Número de empresas: 2.769
Distribuição da economia:
Indústria: 16%
Agropecuária: 9%
Comércio & Serviços: 75%
Serviço:SPA MED VALE Av. Ver. Rubens Siqueira Ribas, 3171


Continue lendo