Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Doenças do frio

25 mai 2010 às 09:29

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Jaime Rocha, infectologista do Frischmann Aisengart/DASA, dá dicas sobre como prevenir e tratar as doenças típicas do inverno

A chegada do frio aumenta em até 40% a incidência de doenças respiratórias, principalmente as alérgicas como asma, gripe, resfriados e rinite. Além da queda da temperatura, que favorece a irritação das vias aéreas, a chegada do inverno costuma trazer a redução da umidade relativa do ar, uma maior concentração de pessoas em locais fechados e pouco arejados, além do uso de casacos de lã e cobertores guardados por longos períodos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


De acordo com o infectologista Jaime Rocha, do Frischmann Aisengart / DASA, os curitibanos sofrem ainda com a grande variação climática que a cidade apresenta, o que facilita as pessoas pré-dispostas a desenvolverem doenças do trato respiratório. "A grande variação de temperatura que temos em Curitiba pode reduzir a defesa das mucosas respiratórias. Essa oscilação pode deixar a defesa do organismo comprometida e aumentar as chances de contrair um vírus respiratório. Não é algo como causa e consequência, mas existe uma relação direta na transformação do clima e no desenvolvimento de doenças", explica.

Leia mais:

Imagem de destaque

Miniônibus oferece mais conforto para até 36 passageiros

Imagem de destaque

IBAPE-PR promove curso de perícia e aspectos do Novo Código de Processo Civil

Imagem de destaque

A Marcopolo irá fornecer 25 unidades modelo urbano Torino para a Coesa Transportes Ltda

Imagem de destaque

No dia 20 terá início a 24ª edição da Busworld Europe, em Kortrijk, na Bélgica


Segundo Rocha, existem dois tipos de doenças respiratórias mais propensas a acontecer em cidades como Curitiba, onde o clima é instável: as imunológicas e as infecciosas. As doenças imunológicas ocorrem quando o sistema imunológico não está funcionando corretamente e, como resultado, as pessoas ficam mais suscetíveis a contrair doenças como a rinite ou outras de quadro alérgico. Já doenças infecciosas são aquelas também causadas por vírus ou bactérias, conhecidas como as gripes, resfriados e sinusites.

Publicidade


"A mudança de clima durante o dia não causa diretamente nenhum tipo de doença, mas provoca a redução do sistema imunológico e aumenta a propensão a desenvolver alguns sintomas. Tanto as imunológicas quanto as infecciosas podem ter uma relação direta com a variação do clima. Para amenizar essas situações, as pessoas precisam equilibrar a saúde de forma geral, com alimentação saudável, horários regulares e adoção de hábitos saudáveis", aponta Rocha.


Doenças

Publicidade


Rocha lembra que alto índice de doenças respiratórias nesta época do ano sempre gera confusão quanto ao tipo de doença a se tratar. Quando chega o primeiro espirro, a dúvida aparece. As diferenças entre resfriados, gripes e outras doenças devem observadas.


A gripe é uma doença muito contagiosa que ataca as vias respiratórias (nariz, garganta e pulmões) e é causada por um vírus chamado Influenza. Existem antivirais específicos, além dos medicamentos para aliviar seus sintomas. Pode facilmente complicar com sinusite e pneumonia. Os principais sintomas são febre alta, dores musculares e articulares, dores de cabeça e tosse. O vírus Influenza é transmitido pelo ar através de gotículas de saliva. A melhor prevenção contra a gripe é tomar a vacina todos os anos, pois o vírus é mutante, aparecendo de forma diferente a cada ano. Mas também é possível preveni-la melhorando as defesas do corpo através do calor e da boa alimentação.

Publicidade


O resfriado é uma infecção mais leve das vias aéreas superiores - nariz e garganta. Não existe remédio para curá-lo ou vacinas para prevenção, mas apenas para amenizar os sintomas. Se não houver complicação, tende a evoluir bem em poucos dias. Os principais sintomas são coriza, espirros e febre baixa. O tratamento é feito com repouso, líquido e boa alimentação. Se necessário, podem ser administrados analgésicos, antitérmicos e vitaminas, mas só depois de consulta médica.


Sobre o Frischmann Aisengart Medicina Diagnóstica

Publicidade


O Frischmann Aisengart completa 65 anos em maio e é considerado uma referência para o segmento de medicina diagnóstica na região. Com forte presença nas áreas hospitalar e ambulatorial é o líder de mercado na capital e Região Metropolitana. Possui mais de 600 colaboradores e 35 unidades. São mais de três mil tipos de exames de análises clínicas que contemplam serviços e soluções diferenciados com qualidade, rapidez e alto padrão de atendimento, como a coleta domiciliar e vacinas. O Frischmann Aisengart integra a DASA, maior empresa de medicina diagnóstica e de saúde preventiva na América Latina e quinta maior no mundo. Para mais informações: www.labfa.com.br .


Sobre a DASA

A DASA é a maior empresa de medicina diagnóstica e saúde preventiva da América Latina em termos de receita bruta e população e a quinta maior rede no mundo. Com mais de 11,5 mil colaboradores, atende aproximadamente 55 mil pacientes por dia em 321 unidades. Processa em média 10 milhões de exames por mês. Oferece mais de três mil tipos de exames de análises clínicas e diagnóstico por imagem. Atualmente, o grupo é formado por 18 marcas em 12 estados brasileiros e no Distrito Federal – Delboni Auriemo e Lavoisier (SP), Bronstein, Lâmina e MedImagem (RJ); Club DA (RJ e SP); Pasteur e Exame (DF), MedLabor (TO), Frischmann Aisengart e Álvaro (PR), CientíficaLab (ES, MG, RJ e SP), Image Memorial (BA), Lâmina (SC), Atalaia (GO), Cedic e Cedilab (MT) e LabPasteur e Unimagem (CE).


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo