Dos 48 espaços da mostra, sete receberam atenção especial do grupo porque foram criados por associadas
As diretoras da Associação Brasileira de Designers de Interiores do Paraná - ABD-PR, Silvia Pedroso Xavier e Karin Elise Brenner, guiaram um grupo de designers de interiores e estudantes pelos ambientes da Casa Cor Paraná 2016, instalada no prédio do extinto jornal O Estado do Paraná, no bairro Vista Alegre, em Curitiba e de propriedade do empresário Paulo Pimentel.
Dos 48 espaços da mostra, sete receberam atenção especial porque foram criados pelas associadas da ABD-PR. As designers de interiores Cynthia Karas, Carla Gil Heller, Larissa Gomes, Lilian Barbosa, Melissa Dallegrave Afonso, Hellen Giacomitti e Yara Mendes estão dando um show de criatividade, inovação, ousadia, elegância e inspiração para o público que prestigia o evento.
Para Silvia Xavier e Karin Brenner, a Casa Cor 2016 superou as expectativas. "A mostra apresenta espaços inovadores, funcionais e atemporais e, ainda, tendências e lançamento de produtos, texturas, cores e materiais dos quartos, cozinhas, salas, home office e demais ambientes, que remetem a uma sensação agradável de convívio".
Ambientes
Responsável pelo ambiente "Bilheteria", a designer de interiores Cynthia Karas manteve o layout original do prédio e as plotagens que lembram edições históricas do jornal. O destaque da recepção é o trabalho artístico em marcenaria executado em MDF com inspiração nas esculturas do artista italiano Matteo Pugliese. O jogo de luz e sombra e o teto azul feito com estruturas que lembram pirâmides completam o ambiente.
A dupla Carla Gil Heller (designer de interiores) e Fernanda Gil Heller (arquiteta) criou a "Sala de Almoço e Convivência". Ambas imaginaram uma família reunida para um bate-papo, conversas do dia a dia, em um ambiente claro, que remete à luz do dia, própria da hora do almoço. Os dois ambientes integrados são funcionais, para facilitar a circulação.
A designer de interiores Larissa Gomes elaborou o "Home Office da Designer". A inspiração para o ambiente vem da rotina agitada da mulher contemporânea que se divide entre trabalho e família. O projeto é caracterizado pela busca da otimização deste cotidiano moderno e dinâmico, uma ideia impressa no estilo do décor e em linhas retas e sofisticadas. A atemporalidade do ambiente destaca-se no projeto.
Reproduzir a natureza exuberante que cerca a Lapinha, que fica na Lapa, foi a proposta da designer de interiores Lilian Barbosa. O "Empório Orgânico da Lapinha" apresenta uma tela floral, dresswall iluminado com uma foto do spa e diversos vasos de plantas forrados com juta. O ambiente foi projetado para possibilitar melhor atendimento, degustação e disposição dos produtos orgânicos à venda. A cartela de verde se destaca no projeto, como um elemento de valorização da marca.
A designer de interiores Melissa Dallegrave Afonso investiu em uma atmosfera mais intimista para criar a "Sala de Banho do Casal", apostando na iluminação pontual e cores quentes. O destaque é a banheira feita de material vulcânico. Melissa propõe no espaço um "convite" ao relaxamento por meio dos sentidos, apurados por elementos que remetam a natureza.
A cultura e a elegância britânica inspiraram Hellen Giacomitti na criação da "Loja da Casa", que apresenta a marca Mels Brushes. No ambiente ela uniu o moderno e o antigo, com estofados clássicos, o ouro e o dourado na laca. Espelhos na cor bronze, porcelanato marmorizado, lustres os móveis soltos no estilo clássico que remetem à sofisticação e sensação de bem-estar com um toque nobre.
A decoradora Yara Mendes pensou na garota moderna que ama moda para criar o "Quarto da Moça". Mantas, travesseiros, pufes e bancos revestidos com crochê e tricô marcam o ambiente. Diversos croquis em tamanho real no papel de parede e espelhos de correr com uma tevê embutida e cama dobrável que sai da parede para receber a melhor amiga completam o espaço, que provoca a sensação de amplitude e, ao mesmo tempo, é agradável e prático.
Serviço:
Casa Cor Paraná 2016
Data: Até 31 de julho - Terça à quinta - das 15h às 21h; sábado - das 13h às 21h; domingo - das 13h às 19h
Local: Rua João Tschannerl, 880 - Vista Alegre - Curitiba - PR
Ingresso: R$ 44,00 e R$ 22,00 (meia)