Marcas como Audi, BMW, Chevrolet, Citroën, Ford, Great Wall, Mahindra, Mini, Troller e Volvo vão lançar, este ano, no mercado nacional diversos modelos de veículos movidos a gasolina equipados com motor turboalimentado. Esses lançamentos reforçam a tendência da indústria automotiva mundial de recorrer a essa tecnologia em busca da redução de emissões de CO2 por intermédio da economia de combustível e ampliam a oferta para o consumidor brasileiro de automóveis mais eficientes e menos poluentes.
São automóveis e SUV dos modelos Audi A3 e SQ5, BMW, Chevrolet Trax, Citroën DS4, Ford Fusion, Ford Escape, Mahindra Quanto e XUV e Volvo V40, além de utilitários, como Great Wall Wingle. Veículos com motores de diferentes configurações, capacidades cúbicas e categorias, todos projetados com o objetivo de harmonizar redução de consumo e emissão de poluentes com desempenho e eficiência, em consequência dos limites cada vez mais rigorosos para preservação do meio ambiente em todo o mundo.
José Rubens Vicari, diretor-geral da Honeywell Transportation Systems, fabricante de turbos Garrett, informa que o crescimento da aplicação da turboalimentação em veículos vendidos no Brasil é um reflexo do que ocorre em todo o mundo. E acrescenta que o recente programa Inovar-Auto, que estabelece a redução do consumo de combustível por intermédio da eficiência energética, constitui-se num incentivo adicional e que pode antecipar ainda mais a larga utilização dessa tecnologia.
"O turbo é o recurso mais eficaz para atender aos objetivos do programa e estamos trabalhando fortemente nesse sentido. Um exemplo de sua eficácia está no importante papel que tem e teve, há muitos anos, para reduzir as emissões, o consumo e aumentar a eficiência dos veículos com motorização diesel", afirma Vicari.
Vicari também ressalta que a turboalimentação é a tendência mundial e que os estudos da Honeywell indicam que 85% de todos os novos veículos leves, inclusive com motores a gasolina, a serem lançados no mercado europeu nos próximos anos contarão com o benefício do turbo. Para os Estados Unidos, a necessária redução do consumo médio dos veículos até 2016 também provocará aumento de modelos turboalimentados em torno de 20% até 2015 e que o mesmo fenômeno está previsto para Japão, China, Coreia e Índia com a tendência para modelos menores, com motorização entre 0,8 l e 1,7 l. "Para atender a essa tendência do mercado, a Honeywell tem uma ampla linha de turbos, com modelos para motores a partir de 0,6 l", finaliza Vicari.