Mercado em pauta

Dia de Campo na Cooperativa Bom Jesus

12 mar 2010 às 16:51

Mais de dois mil produtores rurais estiveram no Campo Experimental da cooperativa na Lapa

Neste mês, os produtores da região sudeste do Paraná tiveram a oportunidade de conhecer as últimas tecnologias aplicadas às culturas de soja, milho, trigo e feijão. Mais de dois mil produtores estiveram nos dois dias do evento - Dia de Campo - promovido pela Cooperativa Agroindustrial Bom Jesus.


Segundo o presidente da cooperativa Luiz Roberto Baggio, este é o único Dia de Campo na área de atuação da Bom Jesus, e pela época em que é organizado, beneficia os produtores ainda na safra do ano. "Nosso objetivo é dividir os produtores em grupos com técnicos da cooperativa, para visitar os espaços das mais de 30 empresas que participam do evento, garantindo uma perfeita compreensão das informações", declara.


Tecnologia demonstrada também em equipamentos, como os tratores e colheitadeiras das empresas John Deere, Tratorcase e Paranatrator. Destaque para o trator 6415 da John Deere, o mais vendido no mundo e que possui transmissão automática e controles inteligentes. A SICREDI Planalto das Araucárias PR/SC também marcou presença e ofereceu no evento uma linha especial de financiamento com prazo de 15 meses, sem a necessidade de projeto e com taxas de juros diferenciadas.


Produtores aprovam o evento - Segundo o gerente do Departamento Técnico da Cooperativa Bom Jesus, Severino Giacomel, este ano a participação dos agricultores superou as expectativas, tanto em número quanto em interesse pelas inovações tecnológicas. "Os produtores realmente aproveitaram este evento para transformar as novidades em mais produtividade para sua safra, uma vez que o evento conseguiu cumprir seu objetivo de demonstrar um conjunto de soluções que se complementam", revela.


"Aproveitei para aumentar meus conhecimentos sobre as novas variedades de milho e aplicação de defensivos, o que vai preservar ainda mais a minha plantação", declarou Reni Huppel, de Palmeira. Já o agricultor Ambrósio Biernaski de Campo Largo, aproveita os conhecimentos adquiridos para tornar sua plantação de soja e milho ainda mais resistente. "Já temos sofrido com diferentes condições climáticas, uma vez temos seca; na outra, muitas chuvas, então o mínimo que devemos fazer é preservar nossa safra das doenças", reforça.


"Este ano a ferrugem está atacando fortemente a soja, mas com algumas soluções apresentadas aqui poderemos garantir uma boa colheita", disse o agricultor de Balsa Nova, Luciano Kinabe. Opinião reforçada pelo produtor Luiz Szychta, da Lapa, que se preocupa com a produção e utiliza os serviços da cooperativa para garantir a comercialização da sua produção com preço justo.


Para o presidente da cooperativa na Lapa, atrás de cada Dia de Campo existe muito mais que tecnologia, existe a cumplicidade de cada agricultor em produzir mais e melhor. "A cooperativa busca oferecer todas as garantias a estes trabalhadores da terra, fazendo com que eles se preocupem cada vez mais com a aplicação da tecnologia e aproveitem o respaldo econômico que a cooperativa propicia", finaliza.

A Cooperativa Agroindustrial Bom Jesus possui 3.600 associados e tem unidades em 11 municípios com 17 estruturas para recebimento de cereais e repasse de insumos, além da sede administrativa, nas seguintes cidades: Lapa, Balsa Nova, Contenda, São Mateus do Sul, São João do Triunfo, Antônio Olinto, Quitandinha, Paulo Frontin, Irati, Palmeira e Rebouças.


Continue lendo