Mercado em pauta

Di Auti oficina especializada esclarece dúvidas comuns

27 mai 2002 às 10:59

Para solucionar esta dúvida, o empresário Valdir Ribas Junior, proprietário da Di Auti, oficina especializada em veículos nacionais e importados, explica.

O principio é o mesmo do radiador de água. A diferença é que o radiador de óleo trabalha com pressões e temperaturas. Segundo Junior, o radiador de óleo é mais comum em carros esportivos. O óleo desses veículos atinge altas temperaturas, cerca de 100ºC, e precisa de refrigeração intensiva para não perder suas propriedades lubrificantes. Já nos carros sem radiador de óleo, o resfriamento é feito no cárter, sem sistema de refrigeração específico.
Para que todos entendam o caminho percorrido e a função do óleo dentro do veículo, a Di Auti organizou um roteiro informativo:


1- Após lubrificar e resfriar o motor, o óleo quente fica acondicionado no cárter. A extremidade da tubulação do sistema de refrigeração, também chamada de “pescador”, fica mergulhada no óleo quente e, com auxilio de uma bomba, que pode ser mecânica ou elétrica, vai sugá-lo para que percorra o sistema.


2- Ao sair da bomba, o óleo passa por uma válvula de alivio, responsável pelo controle de pressão naquele trecho do sistema. Se estiver muito elevada, a válvula desvia o excesso de óleo para o cárter. O óleo que passa pela válvula vai direto para o radiador.


3- O radiador é formado pela tubulação do sistema e pelas aletas. O ar que atravessa as aletas fará a transferência de calor, diminuindo a temperatura do óleo.


4- Depois de resfriado, o óleo passa por uma válvula termostato, cuja função é detectar sua temperatura. Caso o óleo esteja resfriado demais, a válvula libera um pouco do óleo ainda quente para equilibrar a temperatura.


5- Em seguida, afirma Junior, o óleo atravessa o filtro, onde deixa as possíveis impurezas que esteja carregando, e passa por mais uma válvula termostato: caso perceba uma temperatura baixa demais, desvia o óleo de volta ao cárter com ajuda de uma bomba auxiliar. Se a temperatura estiver adequada, o óleo continua o percurso rumo às partes moventes do motor, onde fará as devidas lubrificações e resfriamentos, voltando, depois disso, ao cárter.


6- Depois dessa maratona, o óleo é distribuído por todo motor, lubrificando e resfriando os componentes moventes.


Trabalhando desta maneira, o óleo manterá o bom funcionamento do automóvel, evitando com isso, futuros desgastes.


DI AUTI Rua:Campos Sales , 904 FONE (41) 250-5045 diauti@mais.sul.com.br


QUALIDADE DOS LANCHES DA SAINT GERMAIN ATRAEM CLIENTES



Com 135 opções de lanches, a Panificadora e Confeitaria Saint Germain tem atendido um público que precisa fazer refeições rápidas, mas não abre mão de se alimentar com produtos saborosos e bem recheados. A rapidez, a qualidade e a quantidade dos ingredientes utilizados fazem a diferença dos produtos da panificadora, que conquistou também o público paulista desde 1994.

"Muitos dos lanches da Saint Germain foram criados a partir de sugestões dos próprios clientes", explica um dos sócios da panificadora, Lourenço Bandeira. Um dos lanches sugeridos por uma cliente curitibana foi o Light preparado com blanquet de peru, queijo prato light e requeijão light na baguete de pão integral.
O preço dos lanches varia de R$ 0,55 a R$ 7,60. Em alguns casos, pode-se escolher o lanche entre dois tamanhos.
Serviço: Panificadora e Confeitaria Saint Germain
Filial 1 - Alameda Princesa Isabel, 1347 - Bigorrilho
Filial 2 - Rua Padre Anchieta, 2075 - Champagnat


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