Em 92, iniciou suas atividades na Rino Publicidade, passando pela Biondi & Vieira Associados e Foote, Cone & Belding (FCB). Atua na Loducca desde agosto/96 e assumiu junho/99. Criou campanhas para Banco Itaú, Canetas BIC, Rede Zacharias de Pneus, Olivetti, Colgate-Palmolive, Diners Club, Tintas Coral, Santista Alimentos, Mastercard e Schweppes, entre outras. Na Loducca, atendeu aos Laboratórios Aché, Citibank, Nissin Miojo, Automóveis Daewoo e Daihatsu, Sprite, Mitsubishi Motors e Sabesp, entre outros. Entre os prêmios acumulados destacam-se Profissionais do Ano, Festival de Nova Iorque, FIAP e Prêmio Colunistas.No Paraná, a Loducca Sul tem como clientes o HSBC, Governo do Paraná, Nutrilatina, ParkShopping Barigui e Bergerson.
Tudo ficou diferente
O Jornal Folha de Londrina, há 53 anos circula na cidade de Londrina e interior do Estado do Paraná e novamente demonstrou ousadia e espírito empreendedor. O jornal acaba de lançar sua nova programação visual. Desde o dia 23 de dezembro de 2001, "Tudo ficou diferente no jornal", nova diagramação, leitura fácil e clara, o leitor ganhou mais espaço para opiniões, críticas, cartas, comentários; índice resumido, para orientar a escolha dos assuntos, mais destaque para assuntos de interesse da comunidade, como segurança, saúde, trânsito, além do leitor também poder ler as notícias do jornal pela internet através do site www.bonde.com.br. Para divulgação da mudança, a SpB Comunicação de Londrina, elaborou uma campanha teaser, veiculada dez dias antes da edição do novo jornal.
A Opus Multipla
É a patrocinadora da primeira edição da revista ABC Design, idealizada e editada por Ericson Straub. De acordo com Straub, o objetivo do veículo é "divulgar a história, as opiniões e as pesquisas daqueles de pensam e fazem o design no Paraná e Santa Catarina". Entre as matérias da primeira edição estão "Gráfica, uma revista de design", "Rendering, passo a passo" e o artigo "A importância da Reciclagem do papel", escrito por Ivens Fontoura. Além dele, outros profissionais conceituados no mercado paranaense a nacional, como Antônio Fontoura, José Manuel Enesoe Chan, Ivens Fontoura e Marcelo Castilho, fazem parte do conselho editorial da revista. A ABC Design é trimestral e está à venda na livraria Saraiva do Shopping Crystal e nas principais bancas de jornal de Curitiba.
Prefeitura de Curitiba
No fechamento de 2001 a Prefeitura de Curitiba anunciou o resultado da concorrência de publicidade. As agências pré qualificadas foram a Master Visão , Opus Multipla, Propeg e a Get Propaganda. O publicitário Evandro Barreto foi consultor da Visão na concorrência. Em seu balanço de 2001 Evandro pôde computar terceira vitória consecutiva nas concorrências da Prefeitura do Rio de Janeiro e segunda nas de Curitiba.
Balanço 2001 Propaganda paranaense supera a crise
As agências de publicidade do Paraná começam a divulgar seus balanços anuais. Embora a economia tenha retraído o mercado, as principais empresas do setor registraram, em sua grande maioria, crescimento superior ao do ano de 2000. Além de faturamentos crescentes, 2001 foi marcado pela aquisição de novas e importantes contas para as empresas do Paraná.
A OpusMúltipla Comunicações fechou o ano de 2001 com um faturamento de R$46 milhões, 24% acima do que o registrado em 2000, o que consolida o seu lugar entre as três maiores agências do Paraná e entre as cinco da Região Sul, conforme ranking da Revista Meio & Mensagem. Em 2001, a agência cresceu em estrutura, com uma nova casa, ao lado da sede, em Curitiba, que abriga as Unidades de Comunicação Dirigida (Design Gráfico, Merchandising, Marketing de Relacionamento, Marketing Direto, Endomarketing, Marketing de Incentivo, Promoções e Eventos) e Comunicação Digital (web).
Exclam
A Exclam faturou em 2001 R$ 15 milhões e já prospecta para o novo ano faturamento de R$ 18 milhões, o que significa um crescimento de aproximadamente 17%. Segundo Mauro Moreira de Souza, gerente de planejamento da agência, “boa parte desse crescimento da Exclam é certo, pois como ganhamos várias contas no último trimestre de 2001 ainda não trabalhamos esses clientes de forma efetiva”.
Guerra Comunicação
O ano de 2001, o segundo ano de “vida“ da Guerra Comunicação, foi marcado por inúmeras conquistas, e também pela obtenção das primeiras premiações da empresa – Prêmio Colunistas Ouro no Paraná e Bronze no Nacional. A agência registrou crescimento na ordem de 250%, passando a figurar e competir entre as médias e grandes agências do mercado paranaense. O ano também foi importante para a consolidação da equipe da agência, que buscou no mercado profissionais qualificados para exercer funções vitais.
Segmento Comunicação
A Segmento Comunicação tem mais motivos para comemorar o ano novo. Em 2002 a agência completa 18 anos. Embora não tenha atingido a meta estabelecida, a Segmento teve importante participação no cenário da publicidade paranaense consolidando as atividades do programa O Paraná tem Talento. Marilda Précoma, gerente de atendimento da agência, está confiante com o ano 2002: “não existe lugar para empresas aventureiras, somente para as sérias e estas terão que lutar muito para crescer. Penso que a luta desse ano nos fez amadurecer, nos profissionalizar e teremos que colocar em prática tudo aquilo que aprendemos com todas as dificuldades que tivemos. A Segmento faz 18 anos neste inicio de ano com a certeza de que atingimos a maioridade”.
Loducca Sul
“O mercado publicitário do Paraná ressentiu-se muito menos que o mercado paulista em 2001. Os impactos negativos da crise internacional foram mais amenos no nosso estado. Com isso, encontramos espaço para crescer em um ano de estagnação, no qual a manutenção da carteira foi o principal desafio”. Esta é a análise do publicitário Mário D’Andrea, da Loducca Sul, para o ano de 2001. A realização de grandes projetos e a ampliação da carteira garantiram à Loducca Sul a consolidação da sua marca no mercado paranaense. “Somos reconhecidos pela qualidade da comunicação que produzimos e somos procurados pelos resultados que garantimos aos nossos clientes”, destaca D’Andrea.
Master Comunicação
Antonio Freitas , presidente da Master Comunicação afirma que “a agência inicia 2002 na contramão do que temos verificado no mercado”. A Master entra em 2002 com uma nova sede em São Paulo. “Temos investido na qualidade da nossa mão-de-obra, de tal forma que estamos sempre entre as agências premiadas nos eventos nacionais e internacionais”, afirma o executivo. A Master Promo, braço promocional da agência, também já está operando em São Paulo, com diversos jobs em andamento.Em 2001, o grupo JWT e a Master se associaram. Esta associação abre as portas de uma grande estrutura internacional e de apoio no mercado nacional através de tecnologia e informação.
Z Ogilvy
A Z-Ogilvy, que assumiu a nova bandeira (Ogilvy) fez um balanço positivo das atividades do ano passado, mas está mais otimista com 2002. “Neste primeiro trimestre estaremos lançando no mercado uma nova empresa especializada em soluções de tecnologia de marketing. Também consolidaremos a bandeira no mercado local, o que impulsionará um crescimento projetado de 12%", afirma Fernando Carvalho, presidente da agência. O crescimento da agência ficou em 6%, com faturamento de R$ 12 milhões. A Z. em 2001 ganhou clientes importantes como: Shopping Total (Curitiba e Ponta Grossa), Kohlbach e Fiat Regional.