Esse processo de lavagem pode ser executado apenas por lavanderia exclusiva de animais
Boa nutrição, manejo alimentar adequado, abrigo para clima de calor intenso ou frio e vacinas de qualidade e vermifugações. Estas são as principais recomendações da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) para a criação de cães e gatos. O setor pet entende que mais dois itens poderiam fazer parte dessas sugestões: lavagem e desinfecção corretas e eficientes de camas, toalhas, brinquedos e roupas de animais de estimação.
Atualmente no Brasil está disponível uma gama de serviços exclusivos para o universo pet, distribuídos desde as áreas de alimentação, nutrição, higiene, lazer, saúde, adestramento até negócios de hotelaria, hospedagem e gastronomia, que movimentam a economia. E se forem consideradas as previsões da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), o segmento continuará em processo de crescimento.
Leia mais:
Miniônibus oferece mais conforto para até 36 passageiros
IBAPE-PR promove curso de perícia e aspectos do Novo Código de Processo Civil
A Marcopolo irá fornecer 25 unidades modelo urbano Torino para a Coesa Transportes Ltda
No dia 20 terá início a 24ª edição da Busworld Europe, em Kortrijk, na Bélgica
A Abinpet prevê que, em 2015, o segmento atingirá R$ 17,9 bilhões em faturamento. O setor pet representa 0,38% do PIB nacional e tem aumentado 11% ao ano, acumulando 52% de crescimento nos últimos cinco anos. Os responsáveis pelo montante são os 132,4 milhões de animais de estimação, divididos em 52,2 milhões de cães, 37,9 milhões de aves, 22,1 milhões de gatos, 18 milhões de peixes ornamentais e 2,21 milhões de pequenos animais, como répteis e mamíferos.
Serviço exclusivo
Serviço que engatinha no país, mas com potencial de agregar valores à economia movimentada pelo setor pet, são as lavanderias exclusivas para higienização e desinfecção de camas, cobertores, roupas e brinquedos de bichinhos de estimação e de toalhas utilizadas em clínicas veterinárias e pet shops. A Laundry Pet®, localizada no bairro Juvevê, em Curitiba, está entre as pioneiras na oferta desses serviços. O empreendimento, comandado pelo empresário Felipe Grecco Sass, é uma das poucas empresas que oferece a lavagem desses acessórios e que possui laudo técnico que comprova a eficácia do processo. A análise dos parâmetros microbiológicos, feita pelo Labor Food, autorizado pela Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária. certificou 100% de ausência de coliformes, bolores, leveduras e bactérias (mesófilas).
Sass ressalta que a Laundry Pet® de Curitiba utiliza equipamentos importados, que consomem menos recursos naturais e energéticos, poluem menos e têm um menor impacto ambiental. "Usamos produtos biodegradáveis certificados e formulados para conservar água e energia, aumentar a segurança e reduzir o desperdício, além de adotar sistemas eletrônicos de dosagem, o que garante padrão de qualidade com otimização do processo e minimização de falhas humanas".
O empresário avisa quinzenalmente os clientes de que está na hora de lavar os itens de seus pets. "Esse feedback é importante, porque muitos donos, devido a correria do dia a dia, tendem a esquecer desses detalhes". A empresa computa por mês mais de 1,6 mil itens que passam pelo processo.
Saúde dos pets
A médica veterinária Larissa Roeder Ferrari, que integra o corpo clínico do hospital veterinário da Universidade Federal do Paraná, ressalta a importância de lavar com frequência caminhas, roupinhas e cobertores de cães e gatos. "É muito importante para a saúde do animal de estimação que seja feita a lavagem frequente de camas, cobertores e roupinhas. Muitas vezes não nos damos conta, mas esses materiais estão cheios de bactérias, fungos e ácaros. Ao manter o animal em contato direto com esses tecidos, estamos colocando a saúde dele em risco. Micoses, dermatites bacterianas e sarnas são apenas alguns exemplos das doenças a que os animais estão sujeitos ficando em contato com materiais contaminados", observa.
A frequência ideal para lavagem das caminhas, roupas e cobertores seria semanal, recomenda a médica. "e, no máximo, quinzenalmente esses acessórios devem ser lavados, para mantermos nosso animal saudável. Devemos lembrar que assim como lavamos nossas roupas e nossos lençóis com bastante frequência, a lavagem dos acessórios dos nossos pets também deve ser rotineira", alerta Larissa.
Segundo a veterinária, lavar em casa não tem o mesmo efeito que lavar em lavanderia animal principalmente por dois motivos: na lavanderia animal a temperatura utilizada na lavagem e na secagem é muito alta, fato este que por si só já elimina parte dos microrganismos e ectoparasitas presentes nas caminhas/cobertores/roupas. "Além disso, na lavanderia animal os produtos utilizados na lavagem são muito mais potentes que os produtos que utilizamos em casa, permitindo que seja feita uma desinfecção química", coloca.
Larissa destaca que como ainda não encontramos no mercado produtos específicos para lavagem de acessórios de animais de estimação, é importante procurar uma lavanderia pet para ter melhores resultados, e assim garantir a saúde de seu animalzinho.
Mais informações: www.laundrypet.com.br - [email protected]
Endereço: Rua Rocha Pombo, 650 – Bairro Juvevê – Curitiba – (41) 4141-6188