A partir do mês de agosto, a população do Rio de Janeiro pode contar com o primeiro serviço de Tomografia Computadorizada Móvel. O Governo do Estado com a prestação de serviços da DASA, maior empresa de medicina diagnóstica da América Latina e quinta maior do segmento no mundo, apresenta esse benefício pioneiro com o objetivo de atender a demanda de tomografias, principalmente, dos moradores de cidades em que a rede pública ainda não disponibiliza esse equipamento.
Instalado em um veículo automotivo, desenvolvido especialmente para abrigar o novo serviço, o tomógrafo de alta tecnologia é capaz de realizar exames em até 30 segundos. Essa otimização na leitura dos dados de pacientes faz com que o equipamento tenha capacidade para realizar até mil exames por mês.
A DASA será responsável pela operação do tomógrafo, processamento de resultados e envio dos laudos à prefeitura e disponibilizará uma equipe especializada para o atendimento da população. O encaminhamento dos pacientes, assim como a entrega dos resultados será feito , diretamente, pelas prefeituras de cada cidade.
Os interessados devem procurar a Secretaria de Saúde de seu município e entregar o pedido do exame. A partir daí, a prefeitura fica encarregada por entrar em contato com a SESDEC e agendá-lo. Cada paciente será informado pela sua prefeitura sobre quando e onde deverá comparecer para realizar o exame. Aos bombeiros cabe dirigir a carreta com o equipamento, nivelar, preparar e ligar o aparelho.
O equipamento, que funciona com eletricidade externa, tem gerador próprio capaz de atuar de 8 a 9 horas ininterruptas. A energia dos dois sistemas abastece dois aparelhos de ar condicionado, elevador para macas e cadeira de rodas e ainda permite a iluminação de toda a carreta.
A Tomografia Computadorizada Móvel está sendo implantada com a idéia de reduzir o tempo de espera que muitos pacientes do interior fluminense hoje enfrentam para realização de exames dessa modalidade. O novo serviço reduz o deslocamento do paciente e oferece laudos de excelente qualidade.
Responsável pela operação do serviço, o executivo Dario Braule, gestor de Negócios da DASA, comenta que a vitória nessa licitação reafirma o compromisso da empresa com a Secretaria de Estado de Saúde e ressalta a importância do pioneirismo deste serviço para o mercado público.
Até 04 de setembro, sábado, o serviço de Tomografia Computadorizada Móvel esteve em Valença, no quartel do Corpo de Bombeiros da cidade. Desde então, a carreta está em Teresópolis e após este período, percorrerá outras cidades que ainda estão sendo definidas, sempre permanecendo de 10 a 15 dias. Os exames serão realizados de segunda a sábado, das 7h30 às 18h.
Sobre a DASA
A DASA é a maior empresa de medicina diagnóstica na América Latina em termos de receita bruta e população e a quinta maior rede no mundo. Com mais de 12 mil colaboradores, atende aproximadamente 55 mil pacientes por dia em 328 unidades. Processa em média, 6,5 milhões de exames por mês. Oferece mais de três mil tipos de exames de análises clínicas e diagnóstico por imagem. Atualmente, o grupo é formado por 20 marcas em treze estados – Delboni Auriemo, Lavoisier e Maximagem, em São Paulo ; Bronstein, Lâmina e MedImagem, no Rio de Janeiro; Club DA, em São Paulo e Rio de Janeiro; Pasteur e Exame, em Brasília; MedLabor, em Brasília e Tocantins; Curitiba Santa Casa e Frischmann Aisengart, em Curitiba ; Laboratório Álvaro, em Cascavel e Foz do Iguaçu; CientíficaLab, no Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro; Image Memorial, em Salvador; VITA Lâmina, em Florianópolis; Atalaia, em Goiás; Cedic e Cedilab no Mato Grosso; e LabPasteur e Unimagem, em Fortaleza.