Mercado em pauta

Curitiba recebe encontro do varejo farmacêutico

20 out 2007 às 11:00

A Medley Indústria Farmacêutica, quarta colocada no ranking setorial e líder no setor de medicamentos genéricos desde 2002, promove um mega-encontro do varejo farmacêutico em 20 de outubro, a partir das 12h. O evento, que deve reunir mais de três mil pessoas, acontecerá no Centro de Exposição Marumby, localizado na Avenida Presidente Wenceslau Brás, 1046, em Curitiba.

Durante a programação, os participantes poderão assistir a palestras de profissionais renomados, com indicações e informações atualizadas do setor. Entre os palestrantes, destaque para o presidente da Medley, Jairo Yamamoto, que falará sobre tendências e perspectivas do mercado farmacêutico. O velejador Robert Scheidt também estará presente durante todo o evento.

A Medley, empresa que mais evoluiu em seu segmento de atuação na última década, encerrou o primeiro semestre de 2007 com crescimento de 53,27% em relação ao mesmo período de 2006. A participação no mercado também subiu de 4,28% para 5,95%, de acordo com o levantamento IMS Health (junho 2007). O desempenho foi puxado pela divisão de Genéricos da companhia, que subiu de US$ 147 milhões para US$ 252 milhões, 71,47% a mais na mesma comparação.

Segundo Ana Carolina Lacchia, gerente de marketing genéricos da Medley, os genéricos significaram um grande avanço em termos de acessibilidade aos medicamentos para a população brasileira. "Eventos como esse servem para levar mais informação e esclarecimento sobre os medicamentos genéricos, principalmente, para reforçar sua qualidade e segurança", afirma a executiva.

Para manter esse ritmo constante de crescimento, a Medley está investindo cerca de R$ 60 milhões para a ampliação de sua fábrica na cidade de Campinas. Com a construção do novo prédio, cujo término está previsto para o fim de 2007, e a aquisição de equipamentos, a empresa pretende duplicar a sua atual capacidade produtiva. "A ampliação de nossa capacidade produtiva é um reflexo nítido da evolução do mercado de genéricos no país", completa Ana Carolina.

Genéricos no Brasil

No Brasil, os genéricos já representam aproximadamente 13% do mercado farmacêutico total. As indústrias de medicamentos genéricos registraram crescimento de 23,2% no volume de unidades comercializadas no primeiro semestre de 2007, em relação ao mesmo período do ano passado. O crescimento do mercado farmacêutico total foi de 5%. De acordo com dados do IMS Health, instituto que audita o mercado farmacêutico no Brasil e no mundo, no acumulado de janeiro a junho de 2007 foram comercializadas 111,5 milhões de unidades de medicamentos genéricos, contra 90,6 milhões no período equivalente de 2006. O instituto também aponta alta de 44,5% no faturamento do primeiro semestre de 2007. As vendas de genéricos movimentaram US$ 681,4 milhões de janeiro a junho, contra US$ 471,5 milhões no mesmo período do ano passado. No mercado como um todo, o crescimento foi de 18,4%, equivalente a uma movimentação de US$ 5,5 bilhões, contra US$ 4,7 bilhões no mesmo período do ano passado.

A fabricação de genéricos foi iniciada com a lei nº 9.787, de 1999, para incentivar a concorrência e a conseqüente redução de preços e ampliar o acesso da população aos tratamentos de saúde. A lei determina que ele deve custar no mínimo 35% menos que o medicamento de referência, ter mesmo princípio ativo, mesma dose, indicação terapêutica e forma de administração ao paciente.

Sobre a Medley

A Medley Indústria Farmacêutica (www.medley.com.br) está localizada na cidade de Campinas, interior de São Paulo. Com um crescimento constante, a empresa é hoje a quarta colocada do ranking das indústrias farmacêuticas do Brasil. O bom desempenho se deve, principalmente, ao sucesso no mercado de genéricos, cuja liderança vem ocupando desde 2002.

A empresa também tem tradição na parceria com grandes empresas do setor, o que lhe permite comercializar medicamentos de marca nas áreas de endocrinologia, gastroenterologia, cardiologia, ginecologia, dermatologia, urologia, pediatria e clínica Geral. Possui duas unidades fabris. Em Campinas (matriz), a Medley produz comprimidos, cápsulas, drágeas, líquidos, pomadas e cremes. Em Sumaré/SP, produz cápsulas e suspensões. No total, somadas as equipes da força de vendas, a empresa emprega cerca de 1.600 colaboradores.

O sucesso da Medley liga-se diretamente à administração coerente, que valoriza os projetos sociais, e à política de Recursos Humanos, que se preocupa com o crescimento interno e o desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores. A empresa é apontada pelo Guia Exame (Editora Abril) como uma das 150 melhores empresas para se trabalhar no Brasil (2002, 2003, 2004, 2006 e 2007). O mesmo Guia indica a Medley como uma das 40 melhores empresas para a mulher trabalhar (2003, 2004 e 2006).

A busca pela sustentabilidade, ou seja, a continuidade dos negócios da empresa sem prejudicar as gerações futuras, e sim garantir suas necessidades por meio de ações equilibradas no presente, é outra grande aspiração da Medley. O departamento de Responsabilidade Social Corporativa da empresa desenvolve ações com o objetivo de propagar um modelo de gestão diferenciada em que predomina a relação de respeito com os públicos que impactam e são impactados pelos negócios da companhia.

A Medley também tem forte presença no esporte, por meio de patrocínios que associam sua marca e seus produtos a atletas de diversas modalidades e que referendam os valores cultuados pela empresa, ligados à saúde e ao bem-estar.


Continue lendo