A Região Sul registrou um crescimento no consumo de energia elétrica de 2,1% em 2002. Paraná e Santa Catarina foram os estados que apresentaram melhores desempenhos, com aumentos de 2,5% e 3,6%, respectivamente. Os números são positivos se comparados aos nacionais, que decresceram (0,4%) nos últimos 12 meses. Na Região Sudeste os números também decaíram e acumulam um decréscimo de (3,0%).
No Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul a indústria foi o setor que mais consumiu energia. O estado que apresentou maior consumo foi Santa Catarina com um aumento de 5,9%. O Paraná apresentou aumento de 3,4% e o Rio Grande do Sul de 2,2%. A Indústria é responsável pelo consumo de 40% da energia distribuída nos três estados do sul.
O consumo residencial apesar de estar crescendo gradativamente desde o final do racionamento de energia, que aconteceu entre maio de 2001 e fevereiro de 2002, ainda apresenta resultado negativo de (0,2%) neste mesmo período, na região sul. No Brasil o decréscimo chegou a (5%) e na região sudeste a (7,1%). De acordo com a Eletrosul, os consumidores residenciais mudaram seus hábitos devido ao racionamento. As pessoas passaram a gastar menos e continuaram economizando, ainda mais que as tarifas sofreram aumentos acima da inflação registrada no período.
PROGRAMA CASA ABERTA
A Eletrosul mantém um programa de educação para o uso racional de energia elétrica, é o Casa Aberta. A Empresa percorre os quatro estados de sua abrangência (Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul) repassando dicas, para crianças de escolas públicas e privadas, sobre a importância de preservar o meio ambiente e os recursos naturais não renováveis e sobre os perigos da eletricidade. As dicas são repassadas por meio de música, brincadeiras e de um teatrinho didático. Além das historinhas que ilustram os perigos das tomadas e dos aparelhos elétricos, os alunos podem interagir com os organizadores.
ENERGIA TRANSPORTADA PELA ELETROSUL
A energia transportada pela Eletrosul, para os três estados do sul do Brasil e Mato Grosso do Sul decresceu em 2002 (10,4%) se comparado a 2001. Para a Eletrosul, uma das principais explicações para esta variação é que no ano passado um grande percentual da energia produzida na região sul foi transportada para a região sudeste, que sofria com o racionamento de energia.
ELETROSUL
A Empresa Transmissora de Energia Elétrica do Sul do Brasil S.A. – Eletrosul foi criada no dia 23 de dezembro de 1968. Subsidiária da Centrais Elétricas Brasileiras S.A. – Eletrobrás e vinculada ao Ministério de Minas e Energia atua no segmento de transmissão de energia elétrica em alta e extra-alta tensão. A empresa conta com uma infra-estrutura de 19,8 mil torres; 69,5 mil km de cabos; 8.922 km de Linhas de Transmissão; além de 31 Subestações e uma conversora de freqüência, na fronteira do Brasil com a Argentina, que totalizam uma capacidade de transformação de 13.638MVA.
A Eletrosul tem seu sistema de transmissão localizado nos três Estados da Região Sul e no Mato Grosso do Sul, área que abriga um contingente populacional da ordem de 28 milhões de habitantes e que responde por 19% do PIB e 18% do mercado de energia elétrica do País.