Mercado em pauta

Comprometimento com segurança

23 nov 2006 às 11:00

Uma das maiores referências do Brasil em segurança patrimonial, o consultor paulista Antônio Celso Ribeiro Brasiliano, estará em Curitiba nesta quinta-feira (23/11), a partir das 9h, para falar como convidado especial no "I Encontro Metropolitana de Segurança Patrimonial - Discutindo a tecnologia, tendências e os novos rumos", evento fechado promovido pelo Grupo Metropolitana Serviços (que possui empresa especializada em segurança patrimonial) a gestores de segurança de empresas locais, no Mabu Parque Resort.
Iniciativa inédita no mercado paranaense, o encontro tem como proposta trazer à capital uma outra visão de segurança, algo há muito considerado em países de primeiro mundo, e fazer com que, paulatinamente, a segurança deixe de ser tratada como despesa para ser entendida como investimento. "É preciso enxergar a necessidade de segurança de modo diferente e inserir a questão no planejamento estratégico das empresas", diz Douglas Roberto Pinheiro, gerente comercial da Metropolitana Vigilância (empresa especializada em segurança patrimonial pertencente ao Grupo Metropolitana Serviços), que atua em todo o Paraná e vê nessa iniciativa a demonstração da sua diferenciação para as demais concorrentes.
Referência
Bacharel em ciências militares, especializado em Management of Information Systems and Information Technology pela University of Califórnia Berkley/USA e diretor executivo da Associação Brasileira dos Analistas de Inteligência Competitiva - ABRAIC, Brasiliano ingressou no setor há quase 20 anos, recém saído do serviço prestado junto ao exército. Segundo ele, de lá para cá é perceptível uma mudança no comportamento dos empresários com relação à segurança patrimonial, fator que será abordado na palestra, intitulada A nova visão da segurança patrimonial frente à atual conjuntura empresarial. "A maior modificação diz respeito à visão dos executivos, que, a partir da implantação do Plano Real, começaram a ver a necessidade de aplicar na área de segurança e a valorizar a relação custo-benefício positiva decorrente destes investimentos", explica. "Antes disso, a cultura inflacionária inviabilizava ações deste gênero, mas com a estabilização da moeda os empresários começaram a tratar
a segurança patrimonial como business, e não como uma simples despesa".
Conhecendo o inimigo
A análise de risco, especialidade de Brasiliano, é o alicerce básico para o planejamento da segurança e implica inicialmente na identificação dos perigos, nos motivos destes existirem dentro da empresa e em quais condições podem ser concretizados. "Com base nesta análise podemos tomar decisões de caráter preventivo ou contingencial, uma vez que esta avaliação, que inclui o ambiente interno e o cenário externo, fornece dados bastante completos e estima as probabilidades de os eventos ocorrerem", diz. "Sem esse planejamento o que existe é um chute, um tiro no escuro".
Para Brasiliano, autor do livro Análise de risco corporativo (Editora Sicurezza, 2006), a compreensão da origem do perigo é imperiosa para a eficácia no tratamento, ou seja, para a priorização que a empresa dedicará para mitigar aquela eventualidade. "Somente com uma visão holística dos riscos e após o entendimento do motivo da existência de cada perigo é que podemos estimar a probabilidade de ocorrência e o impacto que as situações podem causar, para, a partir disso, sugerir medidas eficazes para combatê-las e planejar o melhor plano de ação".
Pioneirismo
À frente da Brasiliano & Associados Gestão de Riscos Corporativos, empresa com atuação nas áreas de consultoria e de treinamento, o consultor tem como mérito ser o primeiro a trazer para o Brasil, em 1997, cursos de extensão universitária na área de segurança e fazer parcerias com universidades para levar estas disciplinas a ambientes acadêmicos. Dentro do conceito de capacitação, Brasiliano defende a figura de um gestor de segurança que tenha uma visão global do negócio. Se anteriormente essa função era assumida por policiais, hoje ela exige uma abordagem multidisciplinar e uma formação generalista, ou seja, um profissional com visão de negócios e familiaridade com ferramentas que possibilitem o planejamento e formas de controlar riscos. Da mesma forma, ele enaltece iniciativas como esta da Metropolitana Vigilância (empresa especializada em segurança patrimonial pertencente ao Grupo Metropolitana Serviços), que mostra o comprometimento com a seriedade que o setor exige e pro
va que a empresa possui competência para realizar aquilo que se propõe. "Trabalhamos para oferecer ao cliente soluções integradas e casadas, ajudando a perder menos e ter a possibilidade de reaplicar o lucro novamente em segurança", explica Pinheiro, da Metropolitana Vigilância (empresa especializada em segurança patrimonial pertencente ao Grupo Metropolitana Serviços).
Prevenir é melhor que remediar
Brasiliano enfatiza que o conceito de planejamento em segurança pode ser aplicado por empresas privadas ou estatais, e que consiste em mensurar todo e qualquer perigo (real ou potencial) que a empresa possui para implantar medidas antecipatórias, visando mitigar os possíveis impactos negativos na eventualidade da sua concretização. "Os ataques do PCC (Primeiro Comando da Capital) em São Paulo, ocorridos em maio, são exemplos notórios da falta de visão prospectiva da polícia e mostram um trabalho baseado em informações passadas. Os órgãos de segurança não teriam sido pegos de surpresa por uma facção que existe há 13 anos se, ao invés de olhar pelo retrovisor, se preocupassem com monitoramento e planejamento", diz, ressaltando novamente a importância do planejamento de segurança como a base de todo trabalho sólido desenvolvido por este segmento. O "I Encontro Metropolitana de Segurança Patrimonial - Discutindo a tecnologia, tendências e os novos rumos", promovido pelo Grupo Met
ropolitana Serviços (que possui empresa especializada em segurança patrimonial), acontecerá no próximo dia 23/11 (quinta-feira), a partir das 8h, no Mabu Parque Resort. Informações (41) 3330-4001.

Serviço - I Encontro Metropolitana de Segurança Patrimonial
Realização: Grupo Metropolitana Serviços - Dia: 23/11 - quinta-feira
Programação: 8h às 8h45 - credenciamento e café da manhã / 8h45 às 9h - apresentação do Grupo Metropolitana / 9h às 10h30 - palestra Antonio Celso Ribeiro Brasiliano / 10h30 às 12h15 - painel e mesa de debate / 12h30 - almoço de confraternização
Local: Mabu Parque Resort - Rua Manoel Valdomiro de Macedo, 2609 - CIC / Informações: (41) 3330-4001


Continue lendo