O Laboratório Frischmann Aisengart começa, a partir de julho, uma campanha de vacinação contra varicela, também conhecida como catapora. A vacina será disponibilizada nas Unidades Batel II (Rua Alferes Ângelo Sampaio, 1299, Batel), Alto da XV (Rua XV de Novembro, 3101) e Bacacheri (Rua México, 552). No caso de empresas, equipes do Frischmann Aisengart podem fazer atendimentos no local, com a mesma responsabilidade técnica das unidades do laboratório. A vacina é recomendada depois do primeiro ano de idade em dose única ou em duas doses para adolescentes e adultos.
A vacina tem preço médio de R$ 80,00 e o paciente precisa de prescrição médica. Segundo o infectologista Nelson Szpeiter, responsável pela área de vacinas do Laboratório Frischmann Aisengart, a varicela ou catapora é uma doença infecciosa, altamente contagiosa, causada por um vírus chamado Varicela-Zoster.
Antes de ser criada a vacina, 90% das pessoas suscetíveis desenvolviam a varicela. No contato domiciliar a contaminação da doença acontece em mais de 80% dos casos e em contato menos íntimos, como na escola, baixa para 30% das crianças. A transmissão se dá através do contato aéreo, de via respiratória para via respiratória ou por contato direto com as lesões.
Uma vez alojados no organismo, os vírus começam a se reproduzir, invadem o sangue e produzem os sinais de infecção: febre 38 a 38,5°C, mal-estar, perda do apetite, dor de cabeça e uma erupção máculo-pápulo vesiculosa. "Gestantes, recém-nascidos e indivíduos com defesas baixas são casos que necessitam atenção especial", lembra o Dr. Szpeiter, que reforça que, nos adultos, os efeitos da varicela podem ser ainda mais graves.
Perfil do Laboratório Frischmann Aisengart
O Laboratório Frischmann Aisengart foi fundado em 1945 pelo casal de médicos Fani Frischmann e Oscar Aisengart. Hoje ele é considerado o maior do Paraná, com a colaboração de mais de 600 funcionários, equipamentos de última geração e um rol de mais de 1,5 mil tipos de análise. Dentre elas estão análises clínicas, ambientais, de alimentos, vacinas, patologia clínica, dosagens hormonais, biologia molecular, citogenética, diagnóstico por imagem e toxicologia.