Mercado em pauta

Central 156 se consolida como canal entre população e Prefeitura

20 out 2005 às 11:00

O Call center da Prefeitura de Curitiba, que atende pelo telefone 156, se consolida cada vez mais como um canal de comunicação direta entre o cidadão e a administração pública e um gerenciador de informações. "A população curitibana já adquiriu o hábito de recorrer à Central sempre que necessita solicitar um serviço ou esclarecer uma dúvida referente à administração da cidade", afirma Simone Biscaia, coordenadora da Central, desenvolvida e operacionalizada pelo ICI (Instituto Curitiba de Informática).

De janeiro a setembro, a Central registrou 1,2 milhão de ligações. Somente em setembro foram 128.265 ligações telefônicas, 753 solicitações via web, com atendimento on-line, e 730 solicitações pela Internet, via e-mail. Com isso, verifica-se um acréscimo de 6% no número de ligações em comparação ao mesmo período do ano passado. Os principais serviços solicitados referem-se à manutenção de praças públicas, aplicação de antipó, coleta de resíduos vegetais e iluminação pública.


"A Central 156 é uma ferramenta eficiente, ágil e democrática", destaca o presidente do ICI, Eduardo Aichinger. Para ele, a Central é um instrumento de apoio para o prefeito administrar a cidade. "Por meio da Central, a população se manifesta, emite sua opinião, expressa o seu desejo e, desta forma, a prefeitura pode atender de forma mais eficiente o cidadão em suas necessidades", afirma. O presidente do ICI lembra que no mês de agosto último, a prefeitura utilizou o serviço da Central 156 para fazer uma consulta à população para definir as prioridades de investimentos públicos. "Na verdade, a Central possibilita ao cidadão administrar a cidade junto com o prefeito", destaca Aichinger

O grau de satisfação do usuário em relação ao atendimento tem aumentado, em alguns casos superando 95%. O Serviço 156 funciona na sede do ICI e conta com 71 atendentes. Funciona 24 horas, inclusive sábados, domingos e feriados. As consultas podem ser feitas pelo telefone, por meio do número 156 ou via internet, através do site da prefeitura: www.curitiba.pr.gov.br no link "Fale com a prefeitura".


Continue lendo