Criadas pela Master Comunicação e pela Master Promo, as peças começam a ser veiculadas dia 1º de outubro, nos Estados do Paraná e de Santa Catarina e no município de Pelotas/RS.
O objetivo é conscientizar as pessoas de que as baterias de celular velhas
não devem ser lançadas no meio ambiente sem cuidado, porque isso contaminará
o planeta. A promoção tem o apoio da SPVS e leva o conceito "Recicle e
Viagem TIM".
Para estimular as pessoas a entregarem suas baterias nas revendas, a
campanha - composta de anúncios para jornal e revista e materiais de
ponto-de-venda - vai mostrar como os clientes podem concorrer a três
passagens para Fernando de Noronha e a uma para a África. Todas as viagens
dão direito a acompanhante.
A ação promocional, que foi planejada e está sendo executada pela Master
Promo, terá duração de cinco meses. A expectativa é arrecadar mais de 10 mil
baterias usadas. Para participar, basta ir a uma das 900 revendas TIM,
espalhadas pelos dois Estados e na cidade de Pelotas, colocar a bateria no
envelope e responder à pergunta: "Qual é a empresa que já recolheu mais de
60 mil baterias usadas?". O cupom com a resposta deve ser colocado em uma
das urnas da promoção, enquanto o da bateria deve ser depositado em urnas da
SPVS, já instaladas nos pontos-de-venda.
Cada revenda vai receber um kit contendo cartazes, filipetas com o
regulamento da promoção e uma urna. Os proprietários dos estabelecimentos
também receberão broadsing informando sobre as suas premiações. Os donos das
revendas de onde saírem os vencedores da promoção ganharão viagens para
Guaraqueçaba e Superagüi, reservas ecológicas da SPVS situadas no Paraná e
em Santa Catarina, respectivamente. Para incentivar a ação dentro da
empresa, serão entregues aos funcionários da operadora broadsing explicando
a mecânica da promoção e pedindo o engajamento dos familiares, já que
funcionários não podem participar da ação.
Os cerca de 200 mil usuários de telefones pós-pagos TIM também receberão uma
mala-direta junto com a conta telefônica explicando como se engajar na
promoção.
O resultado final será divulgado no mês de janeiro de 2003.
Prêmios
Na sua primeira edição, a campanha foi vencedora na categoria Solo no
prêmio Super Ecologia 2002, promovido pela Revista Superinteressante, da
Editora Abril. A campanha foi selecionada entre as 20 melhores iniciativas
ambientais do país. Esse é o terceiro prêmio importante conquistado pela
campanha. Logo que foi criada, em setembro de 1999, a campanha conquistou
reconhecimento, vencendo o III Concurso Nacional de Idéias Inovadoras em
Mobilização de Recursos, concedido pela entidade não-governamental Ashoka (a
maior financiadora privada de projetos do terceiro setor). Em 2001, recebeu
o 9º Prêmio Expressão de Ecologia na categoria Controle da
Poluição/Telecomunicações. O prêmio foi concedido pela Revista Expressão à
TIM Sul.
Fichas Técnicas:
Título: Baterias - África
Anunciante: TIM Sul
Produto: Baterias
Agência: Master Comunicação
Peça: Jornal
Direção de Criação: Luiz Henrique Groff
Redator: Luiz Trevisani
Diretor de Arte: Patrícia Papp / Marcos René
Produção gráfica: Osmar Fernandes
Produção ( fornecedor): Maxigrafica
Fotografia: Locação de imagens - Getty Images e Opção Brasil
Tratamento de Imagem: Mauro Borges
Direção de atendimento: Marcelo Romaniewicz
Atendimento: Giovana Maciel / Cícero Rohr
Diretor de mídia: Kiko Vicente
Aprovação: Gabriela May /Maurício Roorda