Para auxiliar as empresas na busca por profissionais gabaritados, o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) disponibiliza ao mercado o Banco de Conselheiros. Composto por 657 profissionais de todo o País, sendo 16% deles originários da região Sul (total de 27 conselheiros do Paraná), a ferramenta consolida-se como estratégica para a contratação de conselheiros que atendam às expectativas e necessidades de cada companhia.
Em segundo lugar no ranking de conselheiros cadastrados no banco, o Sul do País também disponibiliza ao mercado profissionais com experiência em Governança e capacitados para atuação em conselhos de administração e fiscais. Entre os candidatos estão especialistas em administração de crises e mudanças, planejamento estratégico, sucessão de executivos, finanças e contabilidade, fusões e aquisições, bem como peritos em diferentes setores.
Em dois anos de existência, o Banco de Conselheiros já foi consultado por 68 empresas, de diferentes setores, de educação e seguro ao elétrico, químico e de construção, passando pelo financeiro, automobilístico e têxtil.
Leia mais:
Miniônibus oferece mais conforto para até 36 passageiros
IBAPE-PR promove curso de perícia e aspectos do Novo Código de Processo Civil
A Marcopolo irá fornecer 25 unidades modelo urbano Torino para a Coesa Transportes Ltda
No dia 20 terá início a 24ª edição da Busworld Europe, em Kortrijk, na Bélgica
Os dados referentes aos profissionais disponibilizados para as empresas são experiência de carreira e currículo, sem revelar inicialmente dados pessoais como nome, e-mail e telefone. Isso auxilia na diversidade e na independência dos conselhos, conforme recomendam as boas práticas de Governança Corporativa.
"O Banco tem se mostrado estratégico para a contratação de profissionais. Esperamos uma procura ainda maior a partir de março, quando começa o período de eleição dos conselhos", afirma Heloisa Bedicks, superintendente-geral do IBGC.
Para mais informações sobre o Banco de Conselheiros do IBGC, consulte o site: www.ibgc.org.br/conselheiros/BancoConselheiros.aspx
Presença de conselheiros certificados pelo IBGC no mercado: O IBGC encerrou o ano de 2011 com 592 conselheiros, número 74% maior que em 2010. Aproximadamente 90% deles estão cadastrados no Banco e atualmente 28% ocupam um total de 307 vagas de conselhos de administração e conselhos fiscais em companhias abertas.
A participação dos conselheiros certificados pelo IBGC em empresas abertas cresceu 63% de 2010 para 2011 e espera-se um crescimento contínuo nos próximos anos.
Sobre o IBGC - Instituto Brasileiro de Governança Corporativa
Fundado em 27 de novembro de 1995, o IBGC - Instituto Brasileiro de Governança Corporativa é a principal referência do Brasil para o desenvolvimento das melhores práticas em Governança Corporativa.
Com mais de 1.900 associados, o IBGC promove palestras, fórum de debates e acadêmicos, conferências, treinamentos e networking entre profissionais, além de produzir publicações e pesquisas. O Instituto tem sede em São Paulo e atua regionalmente por meio de quatro Capítulos: Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. As atividades têm por objetivo disseminar o conceito de Governança e incentivar o melhor desempenho das organizações.
O IBGC é considerado atualmente o Centro de Excelência em Governança Corporativa para a América Latina, Caribe e a África Lusófona, título conferido pelo Fórum Global de Governança Corporativa (GCGF, em inglês). Ainda no âmbito internacional, hospeda, até este ano, as atividades da Global Reporting Initiative (GRI) no Brasil, uma rede global que busca fomentar a adoção das boas práticas nas organizações. Também neste ano, o Instituto está auxiliando o Banco Mundial com informações sobre o arcabouço de Governança no Brasil para atualizar o Report on the Observance of Standards and Codes (ROSC).
O Instituto contribui, assim, para o desempenho sustentável e influencia os agentes da sociedade no sentido de mais transparência, justiça e responsabilidade.
Para mais informações, consulte o site www.ibgc.org.br.