A Avipal S.A. é uma das ganhadoras do 33° Prêmio Exportação da ADVB – Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil/RS, iniciativa que destaca empresas que tiveram um desempenho excepcional na área da exportação em um estado que figura entre os cinco maiores exportadores do país. A Avipal S.A. concorreu na categoria Sênior, distinção oferecida às empresas que vêm incrementando de maneira significativa os números do estado nos últimos cinco anos, exportando acima de U$ 50 milhões, e que garantiram esplêndido crescimento em 2004.
O evento que anunciou os vencedores da 33a edição do Prêmio Exportação aconteceu em almoço com a imprensa, realizado no dia 19 de abril na sede da ADVB em Porto Alegre/RS. O almoço teve a participação da ex-ministra e consultora Dorothea Werneck, que realizou um painel sobre as perspectivas das exportações do Brasil. O Prêmio Exportação configura-se como o mais importante do setor no sul do país e um dos mais importantes do país.
Na ocasião, o diretor industrial da Avipal Fernando Becker salientou que a empresa tem grande prazer em participar da premiação, pois iniciou suas exportações no ano de 2000 e hoje tem uma receita de cerca de US$ 275 milhões. "Exportamos para mais de 90 países em todo o mundo. É uma grande satisfação saber que em Moçambique, por exemplo, Avipal é sinônimo de frango", destaca Becker.
A Avipal S.A. atua nos segmentos de proteína animal (aves, suínos e lácteos) e vegetal (soja e milho) com um faturamento bruto nos últimos doze meses de R$ 2.370 bilhões. É uma das principais indústrias de alimentos do Brasil com complexos industriais, unidades e centros de distribuição, localizados no Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná.
Em 2004, a Avipal incorporou a sua controlada Elegê Alimentos S.A. Todas as operações passaram a ser exclusivamente em nome da Avipal S.A – Avicultura e Agropecuária. A incorporação foi motivada por uma racionalização administrativa, além de uma concentração de esforços visando o fortalecimento e o incremento da posição ocupada no mercado pela empresa, ampliando a visibilidade das operações e reduzindo custos financeiros e tributários.
Fundada em 1959, em Porto Alegre, hoje a Avipal é uma empresa com três divisões: Avipal – frangos e suínos, a Elegê – lácteos e a Granóleo – soja e milho.
No segmento de frangos e suínos está entre as três maiores empresas produtoras de capital privado nacional atuando tanto no mercado interno como externo, abatendo mais de 200 milhões de aves e mais de 600 mil suínos.
No setor de lácteos, com as marcas Elegê, Santa Rosa, Dobon e El Vaqueiro, é a maior empresa das Américas produtora de Leite Longa Vida. Processa aproximadamente 1 bilhão de litros de leite por ano. Sua participação no mercado nacional é superior à soma do 2º, 3º e 4º colocados.
No segmento de grãos, a Avipal, juntamente com a sua controlada Granóleo, atua na industrialização e comercialização de soja e seus derivados, e, no comércio de milho, movimentando a cada ano um volume de mais de um milhão e duzentas mil toneladas de grãos. Através de suas duas plantas situadas no Rio Grandes do Sul, possui capacidade total para o esmagamento diário de 2.300 toneladas de soja.
É uma sociedade anônima de capital aberto, controlada por acionistas, onde 78% das ações ordinárias são da família Shan. A empresa tem uma administração profissional com a seguinte estrutura: Presidência, Conselho de Administração, Gestão Corporativa, Diretoria Executiva, Gerências.
Além de comercializar os seus produtos no mercado interno, a Avipal também exporta para mais de cem países, tendo como principais mercados o Leste Europeu, o Oriente Médio, América Central, Europa, Japão e países do Continente Africano. Possui mais de 20.000 clientes no Brasil e 1.000 no exterior.
A Avipal possui 14 unidades de produção e conta com 8.300 colaboradores diretos, mais de 20.000 colaboradores indiretos ligados a divisão Avipal e 70.000 ligados à divisão Elegê.