Condomínio de alto luxo traz central de automação que se adapta às necessidades de cada morador e permite a evolução dos sistemas
Tecnologia e conforto nunca estiveram tão interligados como atualmente. Prova disso é o grande número de construtoras que vêm firmando parceria com empresas de automação residencial. O primeiro empreendimento da construtora e incorporadora argentina Arsa Internacional no Brasil, o edifício Poseidon Tower Residencial Club, disponibiliza todo o suporte necessário para a instalação de sistemas de automação em suas 29 unidades. Exposto em showroom, o apartamento decorado do condomínio de alto luxo – localizado em Itapema, litoral de Santa Catarina – mostra os benefícios que um simples toque em um "interruptor" pode trazer para o cotidiano de uma família.
A empresa responsável pelos serviços de automação do Poseidon é a X-Home Lar & Tecnologia, com sede em Curitiba. A infraestrutura elétrica adotada foi a do padrão EletriFlex, que, entre outras vantagens, apresenta flexibilidade nas instalações, sistema 100% preparado para receber a automação e arquitetura mais "limpa", além de reduzir o risco de choques. O controle é feito via IHC (em inglês: Inteligent Home Control), central que, no apartamento decorado do condomínio, gerencia e comanda as cenas de iluminação e a abertura e o fechamento de persianas e blackouts. São destaques a função ‘desliga-tudo’ e o acionamento dos cenários e sistemas de acordo com o horário.
Uma das características da central IHC é a flexibilidade, que permite a personalização dos projetos. "Cada morador do Poseidon terá uma programação específica de automação no seu apartamento. Optamos pela criação de uma base flexível para atender às necessidades exclusivas dos diversos perfis de clientes, sendo possível a evolução e a integração de sistemas diferenciados, sem complicações ou quebra-quebra", explica Roberto Schwanke, sócio-administrador da X-Home.
No apartamento decorado do empreendimento, o controle da automação é feito de maneira simples e direta por meio de pulsadores (os antigos interruptores), responsáveis pelo acionamento das cenas. A central IHC já vem com a função ‘Viewer’, tecnologia que permite o comando pela rede interna de computadores ou internet. Os clientes que buscam alta sofisticação podem optar ainda por diversos modelos de controles-remoto ou até mesmo por smart phones.
A central IHC também tem a capacidade de integrar sistemas. Iluminação, persianas e blackouts estão programados para trabalhar em conjunto no apartamento decorado do Poseidon. Desta forma, é possível controlar a entrada da luz natural e a intensidade para cada grupo de lâmpadas (na suíte master são 74) ou, com apenas um toque, acionar cenas pré-programadas, como ‘relax’, ‘local off’ e ‘home’. A ideia é deixar os ambientes com uma luminosidade confortável para usos específicos, ajustando-os de acordo com o momento e humor do usuário.
Esta solução, além de trazer comodidade, reduz o consumo de energia elétrica (dimerização das luzes) e aumenta a vida útil das lâmpadas (acionamento gradual). O cenário ‘master off’, presente na circulação do apartamento decorado do condomínio, é um bom exemplo de como a automação contribui com a economia de energia: com apenas um clique no pulsador, todas as luzes apagam de uma só vez. Essa programação é altamente flexível, ajustando-se à vontade do morador, que poderá a partir do acionamento da tecla ‘master off’, além de apagar as luzes, fechar cortinas e blackouts, por exemplo. Os equipamentos de automação utilizados são da Schneider Electric, que certificou a X-Home como sua representante na região Sul do país.
Serviço:
Condomínio Poseidon Tower Residencial Club – Arsa Internacional
Av. Nereu Ramos, 3060 – Meia Praia – Itapema (SC)
Fone: (47) 3398-3467
www.poseidontower.com