Mercado em pauta

AmBev e Unilever trazem sabor manga de Lipton Ice Tea para o Brasil

05 out 2002 às 10:59

O verão deste ano será ainda mais gostoso e com um sabor inusitado. A partir do dia 1° de outubro, a AmBev e a Unilever lançam no Brasil o exclusivo sabor de manga de Lipton Ice Tea –  líder no mercado brasileiro no segmento de chá gelado, com 43,3% de participação (ACNielsen junho/julho 2002). O sabor manga já é comercializado com sucesso em Portugal, Bélgica e França. No mercado português, o primeiro país a receber o produto, há três anos, a versão manga já representa 30% do volume de vendas. Lipton tem a liderança mundial do mercado de chás gelados e é a segunda marca de não alcoólicos de Portugal.
Lipton Ice Tea manga será comercializado, inicialmente, na versão lata 340 ml, com exclusividade no Rio de Janeiro, o maior mercado de chás gelados do Brasil e um dos mais importantes para a marca, onde já detém 31,7% (dados referentes à região da Grande Rio - ACNielsen junho/julho 2002) de participação. Além disso, o Rio de Janeiro é um grande pólo de lançamentos de verão.
“Escolhemos o Brasil para receber Lipton Ice Tea manga pelo fato de ser um dos mais importantes mercados para a marca Lipton em termos mundiais e também porque os brasileiros já estão acostumados com sabores tropicais. O sabor manga teve aprovação total nas pesquisas brasileiras”, afirma Cláudia Camporez, gerente de marketing da Unilever para a marca Lipton.
O Lipton Ice Tea manga será distribuído pela rede AmBev (Brahma, Skol e Antarctica), empresa que é parceira da Unilever desde 1997.
“A inclusão de Lipton Ice Tea manga em nosso portfólio de produtos não- alcoólicos reforça ainda mais o objetivo da AmBev de oferecer aos consumidores um mix de bebidas inovadoras e de qualidade”, afirma Gilmar Vieira, gerente de produtos não alcoólicos da AmBev.
 O investimento da AmBev e da Unilever para o lançamento do Lipton Ice Tea manga está dentro da verba anual de marketing da AmBev que, para este ano, é de R$ 350 milhões.
 

Ações de marketing para o lançamento


Para incrementar o lançamento e reviver o clima romântico do verão carioca dos anos 50 e 60 (época inesquecível do Copacabana Palace Hotel), a marca realizará diversas blitze de degustação do produto, a partir do próximo dia 15, em parques, clubes, universidades e restaurantes, entre outros locais importantes da cidade. A ação contará com vários promotores – caracterizados com roupas dos anos 50 (biquínis, tubinhos e calças etc) e perucas arrepiadas (fazendo referência ao caroço da manga, que, depois de deliciosamente chupado, fica arrepiado) – distribuindo 300 mil latas de Lipton Ice Tea manga para o público.  Eles percorrerão os principais pontos do Rio de Janeiro a bordo de um modelo conversível Chevrolet Bel Air amarelo com a cara da logomarca de Lipton Ice Tea manga.  O Banco de Eventos será a agência responsável por essa ação.
“Queremos que a experiência de beber Lipton Ice Tea manga seja deliciosa e, por essa razão, buscamos um carro que resgatasse a atmosfera dourada do verão do Rio da década de 50/60, mas de uma forma irreverente e divertida”, comenta Cláudia Camporez.
Além da ação de degustação, Lipton Ice Tea manga também contará com material de ponto de venda, tais como cartazetes e displays de gôndolas.
 


Lipton Ice Tea
 


Um dos pioneiros do mercado de bebidas saudáveis, Lipton foi lançado na década de 20, tendo sido incorporado pela Unilever em 1938.
 O sabor de Lipton é obtido por meio de uma receita elaborada com um  mix de chás produzidos em diversos países do mundo e que, quando reunidos, garantem o seu agradável sabor. O kit já vem pronto da Irlanda e, aqui no Brasil, recebe os demais componentes, como água e açúcar ou adoçantes, por exemplo.
Lipton é sinônimo de chás no mundo inteiro. No Brasil, o produto chegou em 1995 e era então distribuído pela Baesa. Dois anos depois, em 1997, a Unilever tornou-se parceira da Cervejaria Brahma (hoje, AmBev) para a distribuição do produto. Hoje, Lipton é distribuído para todo o Brasil pelas redes Brahma, Skol e Antarctica.
O Lipton pode ser encontrado nos sabores limão e pêssego em lata 340 ml, embalagem cartonada de 1 litro, pet de 1,5 litro e na caixinha de 250 ml. Na versão light, Lipton Ice Tea está disponível em lata 340 ml e cartonada de 1 litro.
 


Mercado


Em 2001, o mercado mundial de chás produziu um total de 17,6 bilhões de litros. Líder mundial desse segmento - sendo o segundo que mais cresce no mercado de bebidas não-alcoólicas e não-carbonatadas, depois apenas de água - Lipton é responsável por 14% da produção de chá gelado em todo o mundo
Em âmbito nacional, o crescimento de Lipton mostra que o mercado de chá gelado brasileiro tem muito fôlego. O Brasil foi o mercado que apresentou o melhor desempenho da marca no mundo, tendo crescido em 2001, 35% a mais do que em 2000. E o potencial de aumento de consumo anual per capita é ainda maior. Em alguns países da Europa, como por exemplo Portugal, o consumo de chá gelado chega, anualmente, a nove litros por habitante, enquanto no Brasil, é de apenas 300 ml.
No mercado nacional, Lipton lidera o segmento, com 43,3% do volume. Em algumas regiões, a participação de mercado da marca é ainda mais expressiva: no interior de São Paulo, Lipton detém 49,8% do mercado, no Rio Grande do Sul,  74,8% e na Grande São Paulo, 57,1%.
 


História do chá
 


Considerado como a segunda bebida mais consumida no mundo, o chá é mais antigo do que se imagina. As primeiras menções do produto são de 2.737 A.C., quando o imperador chinês Shen Nung estava num jardim e após ferver um pouco de água, uma brisa balançou os ramos da árvore e umas folhas caíram sob o líquido, enquanto ele descansava. Quando levantou-se para beber a água percebeu algo diferente, retirou as folhas e resolveu, assim mesmo,  beber o líquido que agora estava com uma cor acobreada. Ele percebeu um gosto delicioso e uma sensação refrescante e revitalizante. Surgia então o chá e desde então, a bebida passou a ser usada na China, Índia e Japão.
A chegada do chá à Europa é atribuída aos alemães, que traziam o produto da Índia, e aos portugueses, que o transportavam de Macau na China. Apesar disso, a bebida ficou famosa na Inglaterra, onde os aristocratas sofisticaram o hábito de tomar a bebida criando o famoso "chá das cinco" (na verdade ele só ocorre por volta das três/quatro horas).
O comércio do chá começou por volta de 1610 e 1637 e logo ocupou lugar em todas as classes sociais, sendo difundido rapidamente por toda a Europa e depois para os EUA com a colonização de imigrantes irlandeses, ingleses e holandeses.
 


História do chá gelado
 


Registra-se que o chá gelado nasceu, em Saint Louis (EUA), no verão de 1904, quando o inglês Richard Blechynden trazia uma delegação de visitantes indianos para conhecer o mercado americano. Como fazia muito calor e por não estar acostumado com as altas temperaturas da região, Blechvnden resolveu colocar em seu copo de chá alguns cubos de gelo. Com o paladar apreciado, ele ofereceu aos seus companheiros e todos aprovaram o novo sabor. Com isso, nascia o chá gelado, que logo conquistou os EUA, Europa e Ásia. Atualmente, os EUA representam 80% do total de chás gelados consumidos no mundo.
Lipton Ice Tea começou a ser vendido em 1982 na Bélgica e em 1984 já estava nos supermercados da Europa e EUA.
 

Márcia Nunes
In Press Porter Novelli
tel. (11) 3030-1545
 


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