1. Atitude:
O que normalmente separa os melhores do restante? Você já pensou nisso? O que separa o medalhista de ouro no medalhista de prata nas olimpíadas? O que separa o empresário de sucesso daquele que não tem sucesso? O que possibilita uma pessoa vencer na vida depois de um acidente que a deixou incapacitada enquanto outra desiste?
Considerando que algumas pessoas como Mozart, Einstein ou Lance Armstrong , cujos dons são consideradas tão extraordinárias a ponto de realizarem coisas que só conseguimos sonhar, os demais apresentam uma característica fundamental, a sua atitude.
O que separa uma medalha de ouro de uma de prata são centésimos de segundo. Jogadores de golfe vencem torneios com uma única tacada. Por que isso acontece?
A vantagem do vencedor não está em nascer num berço de ouro, em ter um QI elevado ou ser muito talentoso. Está na sua atitude, na sua aptidão. Atitude é uma das chaves para o sucesso. Atitude não se compra, mas se desenvolve. Por isso ela pode ser uma qualidade ou uma deficiência.
2. Carisma:
O que acontece com você diz muito sobre sua situação. O que acontece em você diz muito sobre seu caráter. E o que acontece por causa de você diz muito sobre o seu carisma.
Charles Schwab, um empresário bem-sucedido, afirmou: "ainda estou para ver o homem, por mais alta que seja sua posição, que não trabalhe melhor e se esforce mais quando sente aprovação do que quando está sob criticas". Todo mundo quer e precisa de afirmação para alcançar suas realizações. Um menino que jogava dardos com o pai disse: "Vamos fazer assim: eu jogo e você diz: "Muito bem!"". É isso que uma pessoa carismática faz com as outras. Temos a tendência de nos transformar naquilo que a pessoa mais importante de nossa vida pensa que seremos um dia. Pense no melhor, acredite no melhor e expresse o melhor que os outros possuem.
Atenção: ter carisma significa preocupar-se mais em levar os outros a se sentir bem a respeito de si mesmos do que em fazer que se sintam bem a respeito de você.