Coluna da Ana Clara

Repique

02 jun 2003 às 10:59

... shows muito lotados, como o do final de semana, no Jockey, em que três adolescentes acabaram perdendo a vida. Deixe de ser repressor e estimule o namoro dentro de casa. Quer troca mais justa do que "você namora até a hora que quiser no seu quarto e não vai ao show dos Raimundos?" Não tem erro, pais descolados que ficam perto dos filhos têm menos chances de cair em desgraça. E quem no auge das taxas hormonais não prefere dar um amasso? É uma alternativa que pode não ser a mais aceitável pelos ditames da sociedade, mas que poupa vidas. Ah! Não esqueça de deixar camisinhas bem à vista de seus filhos, se o diálogo ainda é meio vergonhoso para você.

Agora as notas da Folha


Antagonismos de uma vida
Austregésilo Carrano Bueno tem uma história cheia de nuances positivas e negativas. Na adolescência, ao ter um cigarro de maconha pego pelo pai, foi parar num sanatório. Nesta época viveu entre idas e vindas aos hospitais psiquiátricos. Depois Carrano escreveu "Canto dos Malditos". A obra acabou por virar um grande sucesso no cinema no longa-metragem Bicho de Sete Cabeças. Como não tem trégua, esta semana Carrano recebeu uma homenagem do governo Lula por ser um dos lutadores no Brasil para que os pacientes psiquiátricos fiquem em suas casas e deixem de ser mal-tratados e marginalizados pela sociedade. Em contrapartida, seu livro está proibido de ser vendido nas livrarias brasileiras, em razão de uma das três ações que os os donos de hospitais psiquiátricos do Paraná movem contra ele.


Onomatopéico
Jards Macalé esteve na cidade esta semana para comemorar os quatro anos de vida do restaurante de Roberto Amorim, o Beto Batata. A vinda dele foi amplamente divulgada para dois shows: um na sexta e outro no sábado, no Cine (um antigo cinema pornô da Capital que virou uma casa de espetáculos super cult). Mas o melhor mesmo foi a canja que ele deu para a rapaziada que foi até o Beto Batata na quinta-feira dar um abraço no amigo Amorim. O repertório teve grandes homenagens a mitos da MPB como Tom Jobim e Wally Salomão .


Pérolas
Este mês tem mais uma exposição das boas em Curitiba. O Superior Tribunal Eleitoral do Paraná acaba de divulgar que vai pendurar em suas paredes, durante 30 dias, a coleção "Êxodo, a Humanidade em Transição" de Sebastião Salgado. As obras são do STE e foram feitas entre 1993 e 1999. Para quem não sabe, Salgado é um dos mais famosos fotógrafos brasileiros e tem sua carreira calcada em registros em preto e branco que mostrem trabalhadores no mundo inteiro. A organização da mostra, que abre dia 11 de junho, está tentando trazer o fotógrafo para cá, mas ainda não teve nenhuma confirmação. Salgado mora em Paris.


Largada
O comitê que escolhe os nomes que participam do Curitiba Fashion Art, evento que teve sua primeira edição em março deste ano e que mostra as criações dos estilistas paranaenses, entregou, na última sexta-feira, uma lista inédita. Dela devem sair cinco novos nomes para participar da segunda edição que mostra a coleção Verão 2004, no segundo semestre.


Barriga
A hora não era a esperada, mas Áurea Leminski ficou feliz do mesmo jeito. A apresentadora de televisão, filha de Alice Ruiz e Paulo Leminski, acaba de descobrir-se grávida. Depois de nove anos casada com o fotógrafo J.S. Vieira, a união vai dar o primeiro fruto.

Mergulhe na nossa história...
Já faz tempo que ele foi lançado. Assim mesmo vale a dica até para quem não sabe nada de música mas, por exemplo, adora Elis Regina. O livro "Noites Tropicais" de Nelson Motta é referência obrigatória para qualquer ser que quer estar bem-informado.


Continue lendo