Coluna da Ana Clara

Musa gay mundial

30 dez 2002 às 11:49

.. mais famosas do planteta, a da loja Barneys em Nova York, Cher é a grande homenageada deste final de ano.


Nada de trenós
Quem pensa que Nova York só respira renas, trenós e papai noel está profundamente equivocado. Menos preocupados com o Natal do que nós terceiro-mundistas, o povo de lá faz vitrines sensacionais nesta época do ano. Uma das mais lindas é a que homenageia Cher. A cantora está em todas as vitrines da loja com reproduções de suas produções nas décadas de 60, 70, 80, 90 e 2000. Um espetáculo.


Também lá
O Metropolitan de Nova York está com uma exposição maravilhosa com os trabalhos de Richard Avedon. O fotógrafo, que ainda vive, é um dos mais respeitados no planeta por seus portraits de gente famosa. Avedon tem uma série genial com trabalhadores americanos. A foto que ilustra a exposição é de um deles. Um apicultor careca com o corpo coberto de abelhas. Quem ficar perto do computador por estes dias pode dar uma procurada no site do Metropolitan e beber nesta fonte. Impressionante todas as fotos principalmente a de Marlyn Monroe. O fotógrafo eternizou a beleza e a insegurança nos olhos da atriz.


Batalhão
Mesmo com todo o alarde que a mídia internacional anda fazendo em torno de uma possível guerra, o clima em Nova York é dos mais tranquilos possíveis. Muito rock-and-roll, nada de música eletrônica. Muitos cabelos Chanel, muito jeans customizado e todo mundo nem aí para nada. O momento é de deixar as coisas rolarem. Cada um está fazendo a sua parte por um astral melhor. E é assim que as coisas melhoram. Educados, os americanos conseguiram fazer Nova York voltar a ser quase o que era antes dos atentados.


Na cena gay de lá....
A coisa anda fervendo. Ao contrário daqui onde os go-go-boys ainda divertem o povo dançando em cima de mesas, a barra nova-iorquina está mais pesada. O momento é sexo explícito nas telas dos bares da região gay no bairro Village. Enquanto isso, as autoridades estão cada vez mais preocupadas: o clima de promiscuidade que levou a proliferação do HIV em décadas passadas, está forte. Parece que a camisinha está virando peça de museu. É sério.


Febre de consumo
A Cristian Dior lançou uma linha de pulseiras e anéis que está fazendo muita gente fazer ligação internacional para encomendá-las. As bijus não tem nada de mais. São peças lisas somente com o nome da grife cravejado em cristais. O preço? As pulseiras custam cem dólares e os anéis cinquenta.


Paladar do mar
A comida dos descolados de NY é uma só: seafood. Tudo que venha do mar é bem-vindo por eles. Um local que faz sucesso no momento é o Sushi Samba, uma casa de brasileiros no Village. A música é bossa nova eletrônica, uma excessão numa cidade onde o rock ferve cada fez mais.

Os sons para ouvir no verão...
Tribalistas de Arnaldo Antunes, Marisa Monte e Carlinhos Brown.
O Songbook do Rod Stewart.
A dupla Tatu.
Audioslaves.
Eminem.


Continue lendo