O grande vencedor do 32º Festival de Gramado Cinema Brasileiro e Latino foi ''Vida de Menina'', dirigido por Helena Solberg. O filme levou com méritos os Kikitos de melhor longa metragem, roteiro, fotografia, música, direção de arte e prêmio do júri popular.
O ótimo uruguaio ''Whisky'', que fechou a mostra da categoria dos latinos como um dos favoritos, levou Kikitos de melhor filme, atriz e júri popular. O argentino Javier Torre foi considerado melhor diretor por ''Vereda Tropical''. O filme recebeu ainda o prêmio para melhor ator, o também argentino Fabio Aste.
''Suíte Habana'' foi o melhor segundo o júri da crítica. Outro brasileiro bem recompensado foi ''Filhas do Vento''. Ficou com todos os prêmios de interpretação (Ruth de Souza, Lea Garcia, Milton Gonçalves, Talma de Freitas, Thais Araújo e Rocco Pitanga), direção e premio da crítica. O prêmio especial do júri foi para ''Araguaya, Conspiração do Silêncio''.
Leia mais:
Através do Cinemaverso: confira as estreias de junho nas telonas
Marvel Studios libera novo trailer de "Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania"
The Weeknd libera música para trilha de sonora de "Avatar: O Caminho da Água"
Confira o novo trailer de "Homem-Aranha: Através do Aranhaverso"
O júri de documentários elegeu ''O Cárcere e a Rua'', de Liliana Sulzbach, o melhor da categoria. Entre os curtas, ''Momento Trágico'' acabou como melhor filme e melhor direção, dividindo as preferências com ''Cinco Naipes'', melhor roteiro e ator.
A curitibana Lala Schneider, muito aplaudida, recebeu o Kikito como melhor atriz de curtas pelo trabalho em ''Vovó Vai ao Supermercado'', único representante do Paraná nos curtas em 35mm.
Na festa de encerramento o frio fez as pazes com a meteorologia e a serra gaúcha retomou seu cenário natural, depois de uma semana de desalento para a economia local e frustração para quem veio assistir o festival esperando baixas temperaturas.
Seqüência de polêmicas
O outro convidado, precavido, evitou se expor e não compareceu. Apesar de programada, a vinda de Lula para a cerimônia de encerramento foi cancelada. O presidente esteve apenas em Porto Alegre. Alegação oficial: irregularidades nas contas da edição 2002 do festival, que estão sendo investigadas pelo Ministério Público Federal.
Para a grande maioria de jornalistas que cobriu Gramado, Lula não quis correr o risco de confronto com a classe artística por causa do projeto que cria a Ancinav (Agencia Nacional de Cinema e Audiovisual). Outra razão seria evitar outro desgaste com a imprensa por conta da nova lei de regulamentação da profissão de jornalista.
No último dia da mostra, a classe cinematográfica e representantes do Ministério da Cultura se reuniram para um debate sobre a polêmica Ancinav.
O resultado prático, modesto, foi anunciado no palco primeiro na tradicional Carta de Gramado, assinada pelos cineastas e representantes de entidades. E depois pelo porta-voz oficial do MinC, Orlando Sena. Nas duas versões, por enquanto moderadas, a intenção de chegar a um consenso, longe do autoritarismo. As discussões ainda vão longe.
E os pontos polêmicos do festival não páram por aí. Numa entrevista publicada em um jornal de circulação nacional, em 23 de agosto (um dia após a premiação), o presidente do júri oficial do festival, Rubens Ewald Filho, declarou que a escolha dos vencedores foi planejada.
Referindo-se ao filme ''Filhas do Vento'', Ewald Filho comentou que ''não foi à toa que os prêmios foram dados para seis atores negros em um Estado como o Rio Grande do Sul, que sempre foi acusado de desprestigiar o negro''.
A equipe ''Filhas do Vento'', liderada pelo cineasta Joel Zito Araújo, afirmou que devolveria os Kikitos recebidos no último sábado em Gramado, menos aquele concedido pelos críticos. Rubens Ewald Filho entrou em contato com o diretor explicando as declarações.
Depois da conversa, Joel Zito Araújo e sua equipe decidiram por aceitar as explicações e não mais devolver os prêmios. O diretor declarou ainda que deseja que a polêmica não atrapalhe a recepção do filme junto ao público.
Confira a lista dos premiados
Filmes De Longa Metragem Em 35mm, Brasileiros:
1) Melhor Filme - Vida De Menina
2) Melhor Diretor - Joel Zito Araújo / Filhas Do Vento
3) Melhor Ator Coadjuvante - Rocco Pitanga / Filhas Do Vento
4) Melhor Atriz Coadjuvante - Thalma De Freitas & Taís Araújo / Filhas Do Vento
5) Melhor Ator - Milton Gonçalves - Filhas Do Vento
6) Melhor Atriz - Léa Garcia & Ruth De Souza / Filhas Dovento
7) Melhor Roteiro - Helena Soarez & Helena Solberg / Vida De Menina
8) Melhor Montagem - Luelane Loiola / O Quinze
9) Melhor Fotografia - Pedro Farkas / Vida De Menina
10) Melhor Trilha – Wagner Tiso / Vida De Menina
11) Melhor Direção De Arte – Beto Mainieri / Vida De Menina
12) Prêmio Especial Do Júri – Araguaya – A Conspiração Do Silêncio
13) Prêmio Da Crítica – Filhas Do Vento
14) Prêmio Do Júri Popular – Vida De Menina
Filmes De Longa Metragem Em 35mm, Latinos:
1) Melhor Filme – Whisky, De Juan Pablo Rabello & Pablo Stoll
2) Melhor Diretor – Javier Torre / Vereda Tropical
3) Melhor Ator – Fabio Aste / Vereda Tropical
4) Melhor Atriz – Mirella Pascual - Whisky
5) Prêmio Da Crítica – Suite Habana
6) Prêmio Do Júri Popular - Whisky
7) Prêmio Especial Do Júri – Suite Habana
Filme De Longa Metragem Em 35mm, Documentário
1) Melhor Filme – O Cárcere E A Rua
2) Prêmio Especial Do Júri – Não Foi Concedido
Filmes De Curta Metragem Em 35mm, Brasileiros:
1) Melhor Filme: Momento Trágico
2) Melhor Diretor: Cibele Amaral Por Momento Trágico
3) Melhor Ator: Pedro Santos Por Cinco Naipes E André Deca Por Momento Trágico
4) Melhor Atriz: Lala Schneider Por Vovó Vai Ao Supermercado
5) Melhor Roteiro: Fabiano De Souza Por Cinco Naipes
6) Melhor Montagem: Milton Do Prado Por Cinco Naipes
7) Melhor Fotografia: Marcelo Trotta Por Desequilíbrio
8) Melhor Música: Berna Ceppas Por Capital Circulante
9) Melhor Direção De Arte: Marney Heitman Por A Idade Do Homem
10) Prêmio Especial Do Júri: A Moça Que Dançou Depois De Morta E Messalina
11) Prêmio Da Crítica: Heliorama
12) Prêmio Do Júri Popular: Momento Trágico
13) Prêmio Canal Brasil: Cinco Naipes E A Moça Que Dançou Depois De Morta