Lançamentos

Séries de tevê darão sequência à saga

17 mai 2005 às 17:25

Para aproximar aqueles que não são tão nerd a ponto de ler todos os livros de Role Playing Games (RPGs), de jogar os videogames e de acompanhar os romances e quadrinhos da série Star Wars, os produtores resolveram apelar para uma mídia mais popular e convencional, a tevê, para narrar detalhes da saga fora dos cinemas. Assim nasceu o desenho animado ''Star Wars: Guerras Clônicas'' e o projeto de um seriado com personagens vividos por atores reais, programado para depois da poeira de ''Episódio III'' baixar.

''Guerras Clônicas'' mostra a luta dos Jedis e do recém-formado exército de clones da República contra os andróides e os Separatistas, liderados pelo Conde Dookan. Quem assistir vai poder acompanhar o primeiro confronto heróico da dupla Anakin Skywalker e Obi-Wan Kenobi e o debute do general Grievous, um dos maiores assassinos de Jedis. A segunda temporada, que assim como a primeira, vem sendo exibida pelo canal pago Cartoon Network, mostra o início das desavenças entre Skywalker e Obi-Wan, assim como a ameaça crescente dos Sith e de uma possível ditadura na então democrática República.


O desenho, vencedor de um Emmy, é produzido pelo genial Genndy Tartakovsky, que, assim como fez com ''Samurai Jack'', trouxe uma linguagem mais dinâmica, com design e estilo próprio, inclusive com belíssima colorização dos cenários de fundo. A microssérie, apresentada sempre com episódios de poucos minutos no canal pago Cartoon Network está atualmente na segunda temporada e a primeira já pode ser encontrada em DVD.


Depois de ''Vingança dos Sith'', muitos fãs não se contentarão apenas com os livros, quadrinhos e games que devem sair no rastro do sucesso do final da saga de Vader. Por isso, um seriado está sendo atualmente filmado na Austrália, onde foi rodada toda a nova trilogia.


Ainda não confirmada pela Lucasfilm, a série de tevê teria a direção de alguns episódios sob responsabilidade do nerdão Kevin Smith, cineasta responsável por filmes como ''O Balconista'' e ''Barrados no Shopping'' (em que até cita as produções de George Lucas), e também escritor de quadrinhos. Seriam cem episódios, de uma hora de duração, que iriam explorar eventos paralelos à todos os seis longa-metragens.


Outra animação produzida por Tartakovsky também estaria engatilhada, para explicar melhor o que acontece nos vinte anos que separam os episódios III e IV. Os desenhos, também com o nome de Clone Wars, seriam gerados através de computação gráfica e teriam 30 minutos de duração, protagonizados somente por personagens secundários da trama principal.


Leia mais no Especial Star Wars do Bonde:
> Episódio III encerra saga iniciada há 28 anos
> Saiba tudo sobre a série Star Wars
> Dez perguntas que afligem os fãs devem ser respondidas no Episódio III


Continue lendo