Lançamentos

Putz exibe e premia cinema universitário nesta semana no Cine Luz

16 mai 2007 às 17:25

A produção audiovisual universitária estará em debate na capital paranaense nesta semana. De 16 a 19 deste mês, o Cine Luz sedia a quarta edição do Putz - Festival Universitário de Cinema e Vídeo de Curitiba.

Neste ano o Putz recebeu 232 trabalhos realizados por universitários do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraíba, Pernambuco, Bahia, Goiás e Distrito Federal. Deste total, foram escolhidos 67 vídeos para serem exibidos no festival.


Além da produção dos estudantes, o evento exibirá trabalhos em longa e curta metragem de profissionais do cinema brasileiro. No primeiro dia, a estrela será a apresentadora da MTV e cineasta Marina Person, que produziu no ano passado o documentário "Person", sobre seu pai, o cineasta Luiz Sérgio Person. A exibição do filme - ainda não lançado no circuito comercial - antecederá uma palestra da apresentadora.


Na quinta-feira, os participantes acompanharão a palestra do cineasta Joel Pizzini. Antes será exibido seu longa "500 Almas" (2005), que já ganhou vários prêmios. Ainda na quinta, será exibido o longa "É Proibido Proibir", com Caio Blat e direção de Jorge Durán, que ainda não estreiou nas salas de cinema brasileiras.


Durán será o palestrante de sexta-feira. Conhecido pelos roteiros de Lúcio Flávio, o Passageiro da Agonia (1977), Pixote, a Lei do Mais Fraco (1981) e O Beijo da Mulher-aranha (1984), todos dirigidos por Hector Babenco, o tema de sua palestra será o cinema na universidade.


O sábado, último dia do festival, será dedicado ao cinema paranaense. O tema será discutido em uma mesa-redonda com Heloísa Passos, Pedro Merege e Murilo Hauser. Também serão exibidos curta-metragens produzidos no Estado.


Exposição
Em paralelo ao evento, acontecerá a exposição "Cinemas-Fantasma", com uma série de oito ilustrações de cinemas, retratados em serigrafia por Guilherme Caldas, em parceria com os diretores de cinema Rosane Melink e Rodrigo Stradiotto. O projeto documenta, de forma arbitrária e poética, as lembranças de alguém que presenciou o desaparecimento de quase todos os cinemas de rua de Curitiba e São Paulo (após o Putz, a exposição continuará até o dia 20).


Festas diárias
Em todas as noites, haverá festas do festival no Porão Rock Club, com entrada liberada para os participantes do Putz. No sábado, a festa de encerramento sairá por R$ 4,00 com bônus para o público do festival.

Serviço:
Putz - Festival Universitário de Cinema e Vídeo de Curitiba

Local: Cine Luz
Endereço: Rua XV de Novembro, 822 (Praça Santos Andrade), Centro (Curitiba - PR)
Entrada franca
Confira a programação completa no site oficial do evento


Continue lendo