O filme nacional Xingu acaba de chegar às locadoras de Londrina. O drama conta a história dos irmãos Villas-Bôas, que se aventuram numa missão desbravadora no Brasil Central, na década de 40.
A produção também assume a característica de filme-denúncia, ao evidenciar os atos injustos cometidos contra as tribos indígenas no alto do Xingu. O filme mostra a ganância de latifundiários e garimpeiros da época, que protegiam seus interesses a todo custo em detrimento dos povos nativos da região.
O filme é dirigido por Cao Hamburger e seu elenco traz João Miguel, Felipe Camargo e Caio Blat.
Confira a sinopse:
Três irmãos decidem viver uma grande aventura. Orlando (Felipe Camargo), 27 anos, Cláudio (João Miguel), 25, e Leonardo (Caio Blat), 23, Villas-Bôas alistam-se na expedição Roncador-Xingu e partem numa missão desbravadora pelo Brasil Central. A saga começa com a travessia do Rio das Mortes e logo os irmãos se tornam chefes da expedição e se envolvem na defesa dos índios e de sua cultura, registrando tudo num diário batizado de "Marcha para o Oeste". Numa viagem sem paralelo na história, com batalhas, 1.500 quilômetros de picadas abertas, mil quilômetros de rios percorridos, 19 campos de pouso abertos, 43 vilas e cidades desbravadas e 14 tribos contatadas, além das mais de 200 crises de malária, os irmãos Villas-Bôas conseguem fundar o Parque Nacional do Xingu, um parque ecológico e reserva indígena que, na época, era o maior do mundo, do tamanho de um país como a Bélgica.