Lançamentos

Martin Scorcese consagra-se no Oscar com "Os Infiltrados"

26 fev 2007 às 16:00

Em uma festa de cerimônia que parecia ser dos latinos, graças ao bom número de indicações de "Babel" e "O Labirinto do Fauno" dos diretores mexicanos Alejandro Iñarritu e Guillermo Del Toro, o veterano Martin Scorcese dá a volta por cima com seu "Os Infiltrados" que conquistou quatro estatuetas em categorias nobres: filme, diretor, roteiro adaptado e montagem. Apesar de ter sido indicado diversas vezes em cerca de 30 anos, por filmes hoje clássicos como "Taxi Driver", "Touro Indomável" e "Os Bons Companheiros", Scorcese nunca havia ganhado como diretor.

"Babel", que tinha sete indicações, faturou apenas o prêmio de melhor trilha sonora original, composta por Gustavo Santaolalla. Já "O Labirinto do Fauno" se deu melhor, saindo do Teatro Kodak com três prêmios, dos seis a que concorria: fotografia, direção de arte e maquiagem. Por uma grande zebra, não levou o de melhor filme estrangeiro, que ficou para o alemão "A Vida dos Outros".


Quanto às atuações, a única surpresa foi na categoria melhor ator coadjuvante, que estava "prometida" para Eddie Murphy (em "Dreamgirls"), mas quem levou foi Alan Arkin, o vovô doidão de "Pequena Miss Sunshine". Nas demais categorias, tudo correu como se esperava: Forest Whitaker ganhou como melhor ator por "O Último Rei da Escócia", Helen Mirren por "A Rainha" e Jennifer Hudson como coadjuvante em "Dreamgirls".


O cinema independente marcou sua presença com o simpático "Pequena Miss Sunshine", produção que levou 5 anos para ser concluída devido à falta de orçamento, mas que compensou toda a demora. Não só pela boa bilheteria (custou 8 milhões de dólares e já arrecadou aproximadamente 100 milhões), como pelo bom desempenho na festa do Oscar. Além do já citado prêmio de ator coadjuvante, ganhou também o de melhor roteiro original.


Quem também teve destaque na noite foi o documentário "Uma Verdade Inconveniente", apresentado por Al Golre, ex-vice presidente dos EUA na gestão de Bill Clinton. O filme, que trata de aquecimento global, tema bastante discutido ultimamente, ganhou a estatueta de melhor documentário, o que era uma barbada. Mas a supresa foi ter ganho também an categoria melhor canção original, onde o filme "Dreamgirls" concorria em nada menos do que três dos cinco indicados.


Confira todos os ganhadores:


Melhor filme
Os Infiltrados


Melhor direção
Martin Scorsese (Os Infiltrados)


Melhor filme estrangeiro
The Lives of Others (Alemanha)


Melhor ator
Forest Whitaker (O Último Rei de Escócia)


Melhor ator coadjuvante
Alan Arkin (Pequena Miss Sunshine)


Melhor atriz
Helen Mirren (A Rainha)


Melhor atriz coadjuvante
Jennifer Hudson (Dreamgirls - Em Busca de um Sonho)


Melhor roteiro adaptado
Os Infiltrados


Melhor roteiro original
Pequena Miss Sunshine


Melhor filme de animação
Happy Feet: O Pingüim


Direção de arte
O Labirinto do Fauno


Fotografia
O Labirinto do Fauno


Figurino
Marie Antoinette


Melhor documentário
Uma Verdade Inconveniente


Melhor documentário de curta-metragem
The Blood of Yingzhou District


Melhor Montagem
Os Infiltrados


Maquiagem
O Labirinto do Fauno


Melhor trilha sonora original
Babel


Melhor canção
I Need to Wake Up - Uma Verdade Inconveniente


Melhor filme de animação - curta-metragem
The Danish Poet


Melhor curta-metragem
West Bank Story


Melhor edição de som
Cartas de Iwo Jima


Melhor mixagem de som
Dreamgirls - Em Busca de um Sonho

Efeitos visuais
Piratas do Caribe: O Baú da Morte


Continue lendo