Um filme londrinense será exibido neste sábado, domingo e segunda-feira no 16º Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo. O curta ''Londrina em Três Movimentos'', de Rodrigo Souza Grota, integra o rol das mais de 400 produções selecionadas entre os mais de dois mil títulos inscritos.
O Festival, que começou no dia 25 de agosto, recebeu produções dos cinco continentes abragendo 60 países. Os filmes foram divididos em categorias como ''Internacional'', ''Latino'', ''Brasil'', ''Olhar'', ''Foco'', ''Especiais'' e ''Mix''. A programação prossegue até o dia 3 de setembro ganhando extensões em cidades como Campinas, São Carlos, Rio de Janeiro, Recife e Porto Alegre.
As exibições do curta londrinense ocorrem no sábado, às 19h, no Museu de Imagem e Som (Avenida Europa, 158); no domingo, às 20 horas, no Centro Cultural São Paulo (Rua Vergueiro, 1000); e na segunda-feira, às 16 horas, no Cinesesc (Rua Augusta, 2075).
O público poderá assistí-lo também na Internet, dentro do Porta Curtas da Petrobrás, no site www.portacurtas.com.br, entre 25 e 3 de setembro.
''Ao ser exibido no maior portal de curtas da América Latina, o filme estará concorrendo diretamente ao Prêmio-Aquisição Porta Curtas Petrobras, que selecionará os três filmes com melhor resultado na votação online até 3 de setembro'' diz o diretor Rodrigo Grota. ''Londrina em Três Movimentos'' conta com trilha original de Arrigo Barnabé, músico londrinense radicado em São Paulo desde 1980.
O filme estreou em Londrina em julho do ano passado, viabilizado pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic). Desde então foi selecionado para o 3º Festival Internacional de Cinema do Maranhão e para o 1º Festival de Imagem da Lapa. No próximo ano será lançado em DVD.