O município da Lapa (71 quilômetros a oeste de Curitiba) já serviu de cenário para curtas e longa-metragens filmados por diretores de todos os cantos do país por causa da sua paisagem peculiar. As construções preservam as características originais dos séculos 18 e 19 e confere um charme cinematográfico à cidade.
Agora a histórica região volta a ser palco para o cinema e abriga o 1º Festival de Imagem da Lapa, evento que vai reunir entre os dias 9 e 13 de março produções paranaenses realizadas nos últimos anos.
Não há nenhuma produção inédita, mas alguns trabalhos filmados na cidades serão exibidos pela primeira vez aos moradores, como o longa ''O Preço da Paz'', dirigido por Paulo Morelli e o premiado ''Paisagem de Meninos'', de Fernando Severo.
Leia mais:
Através do Cinemaverso: confira as estreias de junho nas telonas
Marvel Studios libera novo trailer de "Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania"
The Weeknd libera música para trilha de sonora de "Avatar: O Caminho da Água"
Confira o novo trailer de "Homem-Aranha: Através do Aranhaverso"
O festival é uma realização do Instituto Histórico e Cultural da Lapa, organização social fundada no ano passado. A presidente do instituto Maria Inês Pierim da Silva conta que a idéia, ousada, é transformar a pequena cidade numa referência nacional de cinema.
A primeira edição, orçada em R$ 90 mil, está sendo realizada com recursos obtidos por meio da Lei Rounaet, lei federal de incentivo à cultura, e vai reunir quatro longas-metragens, além de curtas em 35 e 16mm.
Um dos principais atrativos do evento são os locais escolhidos para exibição das produções. As projeções ao ar livre acontecem no Pantheon dos Heróis e as exibições dos curtas-metragens no Theatro São João, o mais antigo do estado, construído em estilo elisabetano.
O curta ''Paisagem de Meninos'' abre a programação geral do evento, amanhã, seguido da exibição do longa ''Onde os Poetas Nascem Primeiro''. Na quinta-feira, é a vez do filme ''Caminho dos Sonhos'', de Lucas Amberg e na sexta-feira o premiado ''O Preço da Paz'', com Giulia Gam e Herson Capri no elenco ganha a tela montada em praça pública.
No final de semana acontece a exibição de ''Querido Estranho'', de Ricardo Pinto e Silva e ''Conexão Brasil'', de Talício Sirino, no sábado e domingo respectivamente. As sessões acontecem sempre às 20 horas, com entrada franca.
Durante o evento também serão exibidos curtas-metragens durante a tarde, para alunos das escolas públicas. do município. As exibições acontecem sempre às 10 horas, às 16h30 e às 18h30 no Theatro São João. Entre os curtas a serem mostrados, estão ''Visionários'' e ''Paisagem de Meninos'', sobre a infância do artista Poty Lazzoroto, ambos dirigidos por Fernando Severo.
Os curtas londrinenses ''Londrina em Três Movimentos'', de Rodrigo Grota, e ''Pandora'', dos alunos da Oficina de Super-8 da Mostra Londrina de Cinema integram a mostra de curtas e serão exibidos no sábado.
Além da exibição de filmes e vídeos, o Festival de Imagem da Lapa, promove oficinas de fotografia e vídeo, ministradas por professores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e sedia o Congresso do Audiovisual do Paraná.
O evento será dividido em painéis e abrirá espaço para que escolas, emissoras de TV e entidades representativas do setor exponham suas ideologias e perspectivas para 2005. ''Esta será uma grande oportunidade para que produtores de cinema e vídeo do Paraná possam se encontrar'', diz Maria Inês.
A presidente do instituto que promove o festival revela que um novo projeto, para a realização do festival 2006, já foi inscrito na Lei Rouanet. ''A meta é que o festival seja anual e a partir do próximo ano já possa premiar os participantes'', adianta.
Serviço:
1º Festival de Cinema da Lapa, de 9 a 13 de março, com entrada franca em todas as sessões.