Lançamentos

Fracas estréias

25 out 2001 às 17:25

Esta é mais uma semana de poucas estréias nos cinemas brasileiros, e no Paraná não é diferente. Apenas dois novos filmes entram em cartaz no circuito paranaense esta semana: o suspense "Refém do Silêncio", com Michael Douglas e "A Cartada Final", policial com Robert Deniro e Edward Norton. Fora estes, chama a atenção apenas a pré-estréia do suspense "Os Outros", que acontece em Curitiba e Londrina nos dias 27 e 31/10, sábado e quarta (veja a programação das cidades). Vamos aos novos filmes:

A Cartada Final
Nick Wells (Robert De Niro) é um criminoso profissional que decide abandonar a vida de crimes após quase ser capturado em seu último assalto. Nick pretende agora levar uma vida pacata com sua namorada Diane (Angela Bassett), que mantém um clube de jazz em Nova York. Até que Max (Marlon Brando), seu grande amigo, lhe faz uma oferta impossível de recusar: o roubo de um histórico cetro francês que havia sido descoberto recentemente e que estava em exibição na cidade. Para realizar o roubo, Nick precisa da ajuda de um cúmplice. O escolhido é Jackie Teller (Edward Norton), um jovem, talentoso e agressivo ladrão, mas que segue a estranha regra de não trabalhar com parceiros. Mais um filme mediano de Robert Deniro, que há tempos parece fazer sempre o mesmo papel. A presença de Marlon Brando é curiosa, mas pasados alguns instantes sua figura se torna totalmente dispensável. Edward Norton, para variar, salva as suas cenas. Ação sem compromisso numa boa produção, mas bem fácil de esquecer.
»veja a ficha do filme


Refém do Silêncio
Nathan Conrad (Michael Douglas) é um conceituado psiquiatra que vive feliz com a esposa (Famke Janssen) e a filha (Skye McCole Bartusiak). Até que ele é chamado por um colega para examinar a jovem Elisabeth Burrows (Brittany Murphy), que está em estado catatônico e prestes a ser enviada para um manicômio. A curiosidade leva Nathan a se aprofundar no caso, buscando descobrir o significado das palavras "Você quer o que você quer, não é? Eu não direi nada a você", ditas por ela logo após entrar em catatonia. Mas o que antes era simples curiosidade se transforma num verdadeiro pesadelo quando a filha de Nathan é seqüestrada e o resgate exigido é justamente informações acerca de um diamante roubado, que estão na mente de Elisabeth. A história parece que já foi contada antes, é previsível em boa parte do tempo mas tem lá suas reviravoltas. Deve agradar os fãs de suspense.
»veja a ficha do filme
»leia a crítica na Folha do Paraná


A Espinha do Diabo
Suspense espanhol estréia apenas em Londrina e é a melhor novidade nos cinemas.
»leia a crítica na Folha do Paraná

Pré-estréia: Os outros
Durante a 2ª Guerra Mundial, Grace (Nicole Kidman) decide se mudar, juntamente com seus dois filhos, para uma mansão isolada na ilha de Jersey, à espera do retorno do marido que está na guerra. Como seus filhos possuem uma estranha doença que os impedem de receber diretamente a luz do sol, a casa onde vivem permanece sempre em total escuridão. Eles vivem sozinhos seguindo religiosamente certas regras, como nunca abrir uma porta sem fechar a anterior, mas quando eles contratam empregados para a casa as regras são quebradas com imprevisíveis consequências. Preste atenção neste filme: um terror diferente, feito todo através de momentos claustrofóbicos e angustiantes. E Nicole Kidman detona no papel, numa das melhores performances de sua carreira (melhor até mesmo que sua interpretação em "Moulin Rouge") .
»veja a ficha do filme


Continue lendo