Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Festival dos Festivais premia obras que já venceram outros festivais

14 mai 2001 às 17:22

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Festival dos Festivais é o responsável pela parte mais burocrática do 5º Festival de Cinema, Vídeo e DCine de Curitiba. Isto porque a inscrição dos filmes nesta categoria exigia que o curta-metragem fosse vencedor de outro festival, nacional ou internacional, a partir de março de 2000, como melhor filme ou direção. Os critérios para inscrição limitaram a participação paranaense, que tem apenas um representante este ano, "Aldeia", de Geraldo Piolli.


Prêmios
Os vencedores recebem viagens para o exterior, com o objetivo de realizarem intercâmbios culturais. O vencedor da categoria Filmes será contemplado com uma viagem para Nova Iorque, enquanto o vencedor pelo melhor vídeo receberá uma passagem para Buenos Aires.

Cadastre-se em nossa newsletter

O que é isto?
Ao todo, 58 trabalhos participam da Mostra Competitiva e mais 30 filmes e vídeos participam do Festival dos Festivais, uma competição entre filmes já premiados em outros festivais com troféus de melhor filme ou melhor direção. Os vencedores do Festival dos Festivais receberão, além do Troféu Pinhão, passagens aéreas para Buenos Aires e Nova Iorque, como estímulo ao intercâmbio cultural. Entre os trabalhos inscritos estão "A Invenção da Infância" , vencedor do prêmio de melhor direção do Festival de Gramado e melhor curta do Festival de Tiradentes, "O Branco", ganhador do prêmio de melhor filme de ficção no Vitória Cine Vídeo e "Aldeia", filme paranaense vencedor do Festival de Curitiba do ano passado.
A competitiva reedita o Festival dos Festivais, em que para competir o curta metragem tem de ter sido vencedor de outro festival, nacional ou internacional, a partir de março de 2000, como melhor filme ou direção.
Vídeos

Amorte
Amor e morte. Nenhuma palavra e muito a dizer.
Direção: Camilo Cavalcanti
Ficção - PE
O Cego Estrangeiro
Retrata o costume brasileiro de assistir a filmes, o costume de ter legendas. Mais de 90% dos filmes no Brasil são estrangeiros e legendados. Assim, aproveitando este costume da literatura no cinema, o cego estrangeiro tem a proposta de juntar o cinema e a literatura.
Direção: Marius Barbieri
Ficção - DF
Walter Franco Muito Tudo
Um vídeo - poema - documento sobre o músico paulista Walter Franco, com interpretações poéticas de diversos artistas ligados a seu universo.
Direção: Bel Bechara e Sandro Serpa
Documental - SP
O Relógio e a Bomba
Celebração oficial e extra-oficial dos 500 anos desde a chegada dos portugueses ao Brasil.
Direção: Cirineu Kuhn
Documental - SP
Espaços Lavadouros
O vídeo mostra as edificações onde as lavadeiras trabalham. O imaginário das águas e os hábitos de trabalhos são apresentados num exercício de poética visual.
Direção: Laurita Caldas
Documental - PB
Roubada!
Uma divertida e frenética perseguição de uma velhinha invocada e um mal-encarado ladrão de bolsas.
Direção: Maurício Vidal, Renan de Moraes e Sérgio Yamasaki
Animação - RJ
Marujada
No litoral do Pará a marujada atravessa dois séculos e se trasforma numa das maiores festas religiosas da amazônia.
Direção: Walter Jr.
Documental - PA
Preto no Branco
Um dia na vida de quatro vendedores de cafezinho, na cidade de Salvador, que para seduzir seus clientes usam de toda a criatividade na confecção de seus carrinhos, seus enfeites, suas cores e sofisticação, tornando evidente a vaidade e a dedicação de cada um.
Direção: Joel Almeida
Documental - BA
Cebola Cortada
Mariana é uma empregada doméstica, romântica e sonhadora, vidrada em telenovelas. Ela fantasia uma relação amorosa com o filho de seus patrões. Um dia, seguindo os conselhos sentimentais da atriz do folhetim que acompanha, pautada pela irrealidade e pelo encanto, a realidade crua e sem ilusões do cotidiano irá ensinar Mariana a buscar relacionamentos mais concretos.
Direção: Lilian Moema
Ficção - CE
5 Sentidos
O excesso de imagens do mundo contemporâneo nos deixa insensíveis à miséria humana. Já não acreditamos no que vemos e aquilo que vemos não nos diz quase nada. Seis videoartistas exploram seus sentidos numa reflexão sobre a maneira pela qual percebemos e sentimos o mundo. Este vídeo faz parte do projeto Feito à Mãos - uma proposta de criação coletiva em que os videoartistas se reúnem para, cada um à sua maneira, contribuir para a construção de um único trabalho.
Direção: André Amparo
Ficção - MG
Chico Buarque em Ouro Preto
O vídeo documenta a propagação e repercussão de um boato implantado pela própria equipe junto a uma comunidade.
Direção: André Castanheira
Ficção - MG
Secos & Molhados
O "velho Chico" apresenta dois estirões navegáveis. Em um deles circula um barco de compras, uma espécie de mercado fluvial, que abastece a região rural que margeia o rio. O documentário mostra a importância desse barco não só para o abastecimento da região, mas também como um evento social.
Direção: Armando Mendezz
Documental - MG
Eu não posso imaginar
Obra experimental que envolve situações captadas ao acaso, ficcionadas e documentais ao longo da narrativa, um jogo de impressões e auto expressão. São desenvolvidas várias possibilidades de elaboração de sentido, procurando a transposição para a imagem, de sensações geralmente consideradas não verbalizáveis.
Direção: Lucas Bambozzi
Experimental - SP
253 - B
Dagmar se prostitui à noite para pagar seus estudos de medicina. Ao chegar numa situação financeira insustentável, conhece dois personagens que são os extremos opostos da personalidade masculina e que acabam por mudar a sua situação completamente.
Direção: Carlos Eduardo Nogueira
Animação - SP
Filmes
O Velho, o Mar e o Lago

O velho somos todos nós. O mar é a vida. O lago, a solidão.
Direção: Camilo Cavalcante
Ficção - PE
Chifre de camaleão
Cotidiano autêntico de um quintal onde convivem um bebê e um camaleão. Informações verídicas sobre dois camaleões rivais por uma fêmea. A gana da escama que ama grama.
Direção: Marão
Animação - RJ
Os idiotas mesmo
Uma fábrica de cigarros decide lançar uma nova marca: o Relax 3000. Entra em ação uma equipe de publicitários.
Direção: Allan Sieber
Animação - RJ
A Invenção da Infância
Ser criança não significa ter infância.
Direção: Liliana Suzlabach
Ficção - RS
Aldeia
A tentativa bem-humorada de um padre jesuíta em ensinar os 10 mandamentos a uma tribo indígena poligâmica, no início da colonização do Brasil.
Direção: Geraldo Pioli
Ficção - PR
Rádio Gogó
Direção: José Araripe Jr.
Ficção - BA
Vou te encontrar vestida de cetim
Um paciente louco da vida, outro com muito medo e um psicanalista dono do mundo. No divã eles jogam a sorte de seus destinos.
Direção: Pedro Alves
Ficção - SP
O Branco
Um garoto cego especula continuamente sobre as cores das coisas e manifesta uma predileção pela cor branca, síntese de tudo o que para ele é inatingível.
Direção: Angela Pires e Liliana Sulzbach
Ficção - RS
A.M.A. Ceará
Vida, trabalho, lembranças e sonhos de Antônio Matos Alves, artesão da cidade de Fortaleza. Mistura de diversas linguagens cinematográficas, numa homenagem à riqueza do artista e da cultura popular.
Direção: Pedro Martins
Documental - RJ
Dama da noite
Adaptado do conto homônimo de Caio Fernando Abreu, Dama da Noite é um filme que comemora a convivência das diferenças, sexo, solidão, aids, discriminação: grandes questões deste final de século.
Direção: Mario Diamante
Ficção - RJ
E no meio passa um trem
Um filme sobre casamentos, profissões, filhos, planos de viagem e um trem que separa tudo isso.
Direção: Cristina Alves
Ficção - SP
Saiba tudo sobre o 5º Festival de Cinema, Vídeo e DCine de Curitiba


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo