Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Festival de Gramado conta com filmes brasileiros inéditos

Carlos Eduardo Lourenço Jorge - Folha de Londrina
16 ago 2007 às 19:07

Compartilhar notícia

Drama familiar gaúcho ‘‘Valsa para Bruno Stein’’, de Paulo Nascimento, abre a mostra de longas brasileiros em concurso - Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

No dia 12 de agosto, um domingo, às cinco da tarde, promotores, patrocinadores, convidados que já tiverem subido a Serra Gaúcha e a população da cidade têm encontro obrigatório na Rua Coberta (em frente ao Palácio dos Festivais). Eles serão testemunhas da tradicional abertura oficial, com a indefectível presença e o pronunciamento de autoridades locais - convidada, a governadora Yeda Crusius não tinha confirmado presença, segundo a assessoria do festival.

Como bônus artístico, e a título de aperitivo sonoro para a sessão inaugural de filmes, a performance também já habitual da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, conduzida pelo regente titular da Ospa, Isaac Karabtchevsky.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


No programa, famosos temas eruditos que o cinema utilizou e popularizou ao longo dos anos, como Dança das Horas, incluído na trilha de ''Fantasia'', o clássico que Walt Disney realizou em 1940. Ou o Bolero de Ravel, presença obsessiva em ''Retratos da Vida'', de Claude Lelouch. Ou ainda o poema sinfônico Assim Falava Zaratustra, que marcou para sempre a história do cinema no ''2001 - Uma Odisséia no Espaço'' de Kubrick.

Leia mais:

Imagem de destaque
Diversão para toda família

Através do Cinemaverso: confira as estreias de junho nas telonas

Imagem de destaque
Assista!

Marvel Studios libera novo trailer de "Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania"

Imagem de destaque
"Nothing Is Lost"

The Weeknd libera música para trilha de sonora de "Avatar: O Caminho da Água"

Imagem de destaque
Estreia 1º de junho de 2023

Confira o novo trailer de "Homem-Aranha: Através do Aranhaverso"


A partir deste ano sem a projeção de curtas-metragens em competição na grade noturna - eles foram remanejados para as cinco da tarde, a partir de terça-feira -, a mostra de longas brasileiros em concurso será aberta logo mais às sete e meia com o drama familiar gaúcho ''Valsa para Bruno Stein'', de Paulo Nascimento.

Publicidade


Em seguida, o primeiro dos dois documentários selecionados: ''Castelar e Nelson Dantas no País dos Generais'', de Carlos Prates, sobre o cinema realizado em Minas nos anos da ditadura militar por cineastas como Jaoquim Pedro, Andréa Tonacci, Alberto Graça e o próprio Carlos Prates. E no decorrer da semana, os demais concorrentes nacionais, todos inéditos.


Entre os cinco títulos latinos que concorrem aos troféus Kikito, em competição à parte, destaque para o mexicano-brasileiro ''El Cobrador'', de Paul Leduc, da seleção de Veneza-2006, com Lázaro Ramos e Peter Fonda recontando a violência globalizada dos contos de Rubem Fonseca.

Publicidade


Também aguardado com expectativa o drama ''Nascido y Criado'', de Pablo Trapero, um dos nomes fortes da ''nova onda'' argentina. E o uruguaio-brasileiro ''El BaÀo Del Papa'', visto em Cannes este ano, sobre a convulsão que uma visita do Papa João Paulo II poderia causar numa pequena cidade latino-americana, idos de 1988.


São Paulo domina amplamente a categoria longa metragem em 35mm com sete filmes. Mas o Paraná conseguiu emplacar dois entre os 13 selecionados de um total de mais de cem inscritos. Londrina chega este ano a Gramado com chances de levar Kikitos com ''Satori Uso'', dirigido por Rodrigo Grota. Os outros selecionados são do Rio, Ceará, Rio Grande do Sul e Brasília.

Publicidade


Os grandes homenageados este ano são a atriz Zezé Motta, que recebe na quarta-feira o Troféu Oscarito, e a Casa de Cinema de Porto Alegre, premiada com o Troféu Eduardo Abelin. Zezé Motta é dama consagrada do cinema, televisão e teatro brasileiros, enquanto a Casa de Cinema, criada há vinte anos por cineastas gaúchos, é um dos celeiros de criatividade que abastece a cultura cinematográfica nacional. E um prêmio criado especialmente este ano, o Kikito de Cristal, rende homenagem ao grande nome do documentário brasileiro, Eduardo Coutinho.


E pela primeira vez na história do Festival de Gramado, a organização não divulgou previamente a composição dos júris de longas-metragens brasileiros e latinos, e o de curtas nacionais.

Publicidade


* A Folha mais uma vez fará a cobertura da mostra gaúcha, a convite da organização


> LEIA DIARIAMENTE SOBRE O FESTIVAL DE GRAMADO NA FOLHA DE LONDRINA

Publicidade


PROGRAMAÇÃO DE FILMES:


LONGAS BRASILEIROS
Castelar e Nelson Dantas no País dos Generais
Condor
Deserto Feliz
Olho de Boi
Otávio e suas Letras
Valsa Para Bruno Stein

Publicidade



LONGAS ESTRANGEIROS
Cobrador - In God We Trust
Cocalero
El Baño Del Papa
Madeinusa
Nacido y Criado



CURTAS 35MM
A Peste da Janice
A psicose de Valter
Alphaville 2007 D.C.
Balada do Vampiro
Cine Zé Sobrinho
O Livro de Walachai
O.D. Overdose Digital
Oficina Perdiz
Passo
Perto de Qualquer Lugar
Saliva
Satori Uso
Sete Vidas


MOSTRA GAÚCHA
A Peste de Janice
Acerto de Contas de Luiz Rangel
Original O Filme
Os Viajantes
Placebo
Rolex de Ouro
Um Aceno na Garoa


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo