O Festival de Cinema Vídeo e Dcine de Curitiba este ano chega a sua 8ª edição, que acontecerá entre os dias 21 e 26 de maio, no novíssimo espaço Estação Embratel Convention Center. O grande homenageado deste ano é o cineasta do cinema nacional Lima Barreto.
Confirmando o pioneirismo, principal característica do Festival de Curitiba, este ano as inscrições da Mostra Competitiva de Curta-Metragem, serão aceitas em VHS e DVD, enfatizando as vantagens da entrega neste material. Entre as vantagens de transferir vídeos VHS e películas para este material está principalmente a maior durabilidade; enquanto fitas VHS duram no máximo cinco anos, o DVD tem uma vida útil de em média cem anos.
Um fator, que para a Araucária Produções, pesou nessa decisão foi o arquivo mantido pelo evento. Todo o material de vídeos e filmes inscritos é repassado para a Universidade Tuiuti do Paraná, que mantém o curso de pós-graduação em Cinema e utiliza o arquivo para pesquisa.
E para resguardar a memória deste, que é um dos maiores festivais do gênero no país, a produtora mantém em seu acervo todos os filmes premiados. No entanto, como disse a diretora geral do evento Cloris de Sousa Ferreira, algumas fitas já estão apresentando problemas. "Se eu quiser manter o acervo, terei que passar tudo para DVD", afirmou.
Este ano servirá para a desmistificação do DVD, preparando o terreno para a nona edição do festival onde só serão aceitas as inscrições feitas neste material. Para Cloris a mudança reflete os avanços inadiáveis da indústria cinematográfica, como afirmou o cineasta Francis Ford Coppola em visita à Curitiba no ano passado, quando respondeu sobre o futuro do cinema e destacou as maravilhas do DVD.
"A tecnologia avançou bastante nos últimos anos em termos de captação e edição de imagens. No entanto, as duas coisas mais importantes para a realização de um filme continuam inalteradas e independem de tecnologia: o trabalho dos atores e a elaboração de um roteiro".
O Festival este ano gira em torno do tema "Cinema, uma Indústria atrás da Política Pública e Contrapartida Social". Em busca da formação do elo entre governo, iniciativa privada e produtores, o evento quer trazer à tona a questão social da cultura e, principalmente, do cinema nacional.
Para isso, será realizado um seminário sobre leis de incentivo, ministrado pelo advogado Fábio de Sá Cesnik, sócio de escritório que atende o setor cultural, entre eles a Revista de Cinema e a O2 Filmes.
Confira a programação da Mostra Oficial:
Dia 21 de maio - Abertura do Festival com os curtas vencedores na categoria Roteiro Premiado: 'Cartas da mãe', de Marina Willer e Fernando Kinas e 'Vovó vai ao Supermercado', de Valdemir Milani, seguido do longa 'Lost Zweig' de Sylvio Back.
Dia 22 - 'Diários de Motocicleta' de Walter Salles
Dia 23 - 'Garrincha Uma Estrela Solitária de Milton Alencar Junior
Dia 24 - 'Benjamim' de Monique Gadenberg
Dia 25 - 'Como Fazer Um Filme de Amor' de José Torero
Dia 26 - 'Filme de Amor' de Julio Bressane
A Mostra Oficial acontecerá às 21h no Estação Embratel Convention Center e os ingressos serão doados para Instituições carentes.
A Mostra Infantil Acontecerá do dia 22, 24, 25 e 26 de maio, para crianças da Rede Pública e Instituições Beneficientes, das 9h às 11hs.
Filmes de Animação:
Docinhos de Frederico Pinto e José Maria
O Limpador de Chaminés de Rodrigo Jonh
O Lobisomen e o Coronel de Elis Kleber e Ítalo Cajueiro.