Lançamentos

Episódio III encerra saga iniciada há 28 anos

17 mai 2005 às 17:25

Quando os letreiros anunciarem "Há muito tempo, em uma galáxia muito, muito distante...'' a partir de 19 maio deste ano, uma saga iniciada há 28 anos finalmente terá o seu final. A história de ascensão e queda de Anakin Skywalker, futuramente conhecido como Darth Vader, chega à conclusão com ''Star Wars: Episódio III - A Vingança dos Sith''.

Em primeiro lugar, a história desse capítulo: os Separatistas continuam avançando sobre a tropa dos Jedis, liderados por Mace Windu (Samuel L. Jackson), e ganham força com o general Grievous e o Conde Dookan, que planejam construir a Estrela da Morte, uma estação de combate intergalática mortal. A destruição da República e a criação do Império, arquitetados pelo Chanceler Palpatine, começam a se configurar cada vez mais, principalmente com a queda do Jedi Anakin para o lado negro da Força.


Essa trama já é conhecida de muitos que deduziram a história ao longo de toda a saga e de quem também já leu o que vai acontecer, nos romances, livros de Roel Playing Games, videogames e quadrinhos produzidos pela equipe de George Lucas em todos esses anos. Porém, é unanimidade que todos querem ver com os próprios olhos a transformação de um Jedi promissor no lorde maligno Darth Vader. Aliás, a respiração inconfundível e o tom de voz alterado pela máscara escura devem arrepiar quem estiver nos cinemas.


A nova trilogia não vem agradando tanto os fãs (principalmente pelos momentos melodramáticos/poéticos do romance entre Anakin e a rainha Amidala) e o diretor fez questão de frisar nos últimos meses que os dois primeiros episódios só foram feitos para que ele pudesse chegar nesse terceiro. Pode-se esperar cenas de batalha sem precedentes, lutas com sabre de luz nunca vistas em toda a série, destruição em massa e a promessa de um capítulo ainda mais obscuro do que ''O Império Contra-Ataca''.


Aclamado por quem viu (como o diretor Kevin Smith e o público de Cannes), o novo longa chega para responder questões e também para deixar uma mensagem política aos Estados Unidos, como o próprio Lucas sugeriu: a de como uma sociedade democrática pode acabar se tornando, aos poucos e de forma quase imperceptível, em uma ditadura.


Leia mais no Especial Star Wars do Bonde:
> Saiba tudo sobre a série Star Wars
> Séries de tevê darão sequência à saga
> Dez perguntas que afligem os fãs devem ser respondidas no Episódio III


Continue lendo