Depois da avalanche de super salas de cinema que abriram na cidade o alternativo volta à cena. De 28 de maio a 03 de junho a Cinemateca de Curitiba irá abrir espaço para a Semana do Cinema Cubano.
Serão exibidos sete filmes dos mais festejados diretores de Cuba na atualidade. Uma particularidade é que apesar de serem originais e sem legendas os filmes serão exibidos em DVD.
No pacote cubano a estréia é com ''Nosotros la Música'', de Rogelio Paris, curador da mostra que estará aqui durante toda a semana acompanhando o desenrolar das coisas. O trabalho de Paris traz um misto de canções e danças cubanas populares com um resultado que se aproxima muito da revista musical ou do chamado cinema livre.
Feito em 1964, ''Nosotros'' tem um currículo floreado como o sucesso no Latin Beat 2003, mostra de cinema latino realizada no Lincoln Center, em Nova York em setembro do ano passado. Lá o filme levou público e crítica a um senso comum, coisa rara de se ver na história do cinema.
Um outro chamariz para levar o público até a mostra é que quase todos os filmes ainda não passaram pelo Brasil e, se idolatrar o estilo cubano de viver parece que está em moda (a julgar pelo sucesso nos cinemas de 'Diários de Motocicleta'), vale a conferida.
Além de um documentário prestigiado outras três histórias desta vez do documentarista cubano Santiago Alvarez completam a apresentação da noite de abertura.
O filme ''Now'' foge dos padrões e denuncia a violência racial. Já ''Hanói, martes 13'' trata da guerra através de um testemunho do primeiro dia do bombardeio a Hanói com aviões B-52, durante a Guerra do Vietnã. E em LBJ novamente a Guerra do Vietnã conectada ao presidente americano Lindon Johnson ganha versão cubana.
No segundo dia de mostra entram em cartaz ''Suíte Habana'', de Fernando Perez, um outro documentário sobre a capital cubana, e ''Vampiros en la Habana'', de Juan Padrón, animação onde é feita uma paródia dos filmes de gangsters. Já no domingo, serão mostrados ''Tres veces dos'', com três histórias dirigidas por três diferentes diretores.
As visões do diretor Pavel Giroud com ''Três veces dos''; ''Lila'', de Lester Hamlet; e ''Luz Roja'', de Esteban Insausti. Fora esses ainda ''Fresa y Chocolate'', dirigido por Tomás Gutierrez Alea e Juan Carlos Tabío.
Esse último conta a história de David e Diego, dois rapazes que se aventuram em busca de um lugar no mundo. Um é homossexual e o outro um nacionalista rígido.
Como não poderia faltar o filme ''Lucía'', de Humberto Solas, que entra em cartaz na segunda-feira trata da nacionalidade cubana na visão de três mulheres. Uma viveu no final do século 19 e as outras duas nos anos 30 e 60 respectivamente. As três personagens viveram épocas diferentes, mas são tratadas como fundamentais no desenvolvimento no incotestável patriotismo de Cuba.
A Semana do Cinema Cubano é uma realização conjunta da Fundação Cultural de Curitiba e da Itaipu Binacional, com apoio do Instituto Cubano de Arte e Indústria Cinematográfica (Icaic), Hotéis Bourbon, Havanosul, Galásio Turismo, Projeção Áudio e Vídeo e Briefing.
Serviço:
Semana do Cinema Cubano
Data: de 28 de maio a 03 de junho
Horários: sessões a partir das 19 horas
Local: Cinemateca de Curitiba
Endereço: Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1.174
Telefone: (41) 321-3245
Ingressos: entrada franca
Programação:
Data: 28 de maio, sexta-feira
19h00 – Nosotros La Música – 66 min
20h15 – Documentários de Santiago Alvarez – 60 min
Data: 29 de maio, sábado
19h00 – Suíte Habana – 91 min
20h45 – Vampires Em La Habana – 75 min
Data: 30 de maio, domingo
19h00 – Tres Veces Dos – 84 min
20h45 – Fresa y Chocolate – 110 min
Data: 31 de maio, segunda-feira
19h00 – Vampiros En La Habana – 75 min
20h30 – Lucia – 160 min
Data: 1º de junho, terça-feira
19h00 – Documentários de Santiago Alvarez – 60 min
20h15 – Suíte Habana – 91 min
Data: 02 de junho, quarta-feira
19h00 – Fresa y Chocolate – 110 min
21h15 – Tres Veces Dos – 84 min
Data: 03 de junho, quinta-feira
19h00 – Lucia – 160 min
21h45 – Nosotros La Música – 66 min
OBS: todos os filmes serão exibidos em versão original sem legendas. Apresentação em DVD.