Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Cine Luz exibe um clássico por semana

Redação Bonde
06 mar 2003 às 11:36

Compartilhar notícia

O sobrinho vai seguir os 'ensinamentos' do tio e assim se libertar do tédio de sua casa moderna e das garras de sua mãe autoritária - Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Clássicos do cinema mundial passam a fazer parte da programação do Cine Luz, mantido pela Fundação Cultural de Curitiba, que a partir do dia 07 de março, sexta-feira, exibe um longa-metragem por semana. O filme "Meu Tio", de 1958, do diretor francês Jacques Tati, abre esta programação, com sessões às 15h, 17h, 19h e 21h até o dia 13 de março. Outros sete clássicos estão programados para exibição até 1º de maio. Para o restante do ano, a programação ainda está sendo montada.

Segundo o consultor de Audiovisual da FCC, Chico Nogueira, a idéia é levar para a tela do cinema filmes antigos, mesmo que já tenham sido lançados em vídeo e DVD. "Estamos garimpando títulos importantes para a história do cinema. A idéia é oferecer ao público a oportunidade de ver estes filmes no cinema. E entre eles alguns que nunca chegaram a ser lançados em vídeo", diz o consultor.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Os espectadores receberão, na entrada do cinema, um folheto com dados do filme em cartaz, como ano de lançamento, diretor, atores e uma sinopse. A intenção, segundo Chico Nogueira, é oferecer algo didático com o objetivo de despertar o interesse do espectador.

Leia mais:

Imagem de destaque
Diversão para toda família

Através do Cinemaverso: confira as estreias de junho nas telonas

Imagem de destaque
Assista!

Marvel Studios libera novo trailer de "Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania"

Imagem de destaque
"Nothing Is Lost"

The Weeknd libera música para trilha de sonora de "Avatar: O Caminho da Água"

Imagem de destaque
Estreia 1º de junho de 2023

Confira o novo trailer de "Homem-Aranha: Através do Aranhaverso"


Depois de "Meu tio", serão exibidos: de 14 a 20 de março, "Morte em Veneza" (de 1971, dirigido por Luchino Visconti); de 21 a 27 de março, "Os guarda-chuvas do amor" (de 1964, dirigido por Jacques Demy); de 28 de março a 03 de abril, "Lolita" (de 1962, dirigido por Stanley Kubrick); de 04 a 10 de abril, "A marca da maldade" (de 1958, dirigido por Orson Welles); de 11 a 17 de abril, "O sétimo selo" (de 1958, dirigido por Ingmar Bergman); de 18 a 24 de abril, "A comilança" (de 1973, dirigido por Marco Ferreri); e de 25 de abril a 1º de maio, "Passageiro – profissão repórter" (de 1975, de Michelangelo Antonioni).

Publicidade


O filme que abre a mostra, "Meu tio" (Mon Oncle, França/Itália, 1958 ) é uma doce comédia protagonizada por um solteirão descontraído e vagabundo que conquista a amizade do sobrinho, mostrando a ele as coisas simples da vida. No entanto, o boêmio enfrenta os cuidados da irmã e do cunhado que querem vê-lo casado e trabalhando. Como é possível notar, o filme se mantém atual mesmo depois de 45 anos.


A estética é uma das características que mais chamam a atencão do filme. O sobrinho vive em uma casa moderna e esteticamente arrojada seguindo uma decoração pós-revolução industrial. Quando sai com o tio, o garoto deixa de lado o universo tecnológico e gelado de seu lar para curtir a vida cotidiana de um humilde vilarejo.


Dirigido por Jacques Tati, o filme traz no elenco o próprio Jacques Tati, além de Jean-Pierre Zola, Adrienne Servantie, Lucien Frégis, Jean Meyet, Betty Schneider, Dominique Marie, Yvonne Arnaud, Adelaide Danielli, Alain Bécourt, Régis Fontenay, Claude Badolle, Nicolas Bataille e Max Martel.


Serviço:
"Meu Tio"
Mostra de clássicos no Cine Luz

Endereço: Rua XV de Novembro, 822
Telefone: (41) 321 3300
Sessões às 15h, 17h, 19h e 21h
Censura Livre
Ingresso: R$ 5 (inteira) e R$ 2,50 (meia para estudantes). Pessoas acima de 60 anos não pagam. No sábado, 08 de março, mulheres pagam meio ingresso em virtude do Dia Internacional da Mulher.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo