O universo feminino é cheio de possibilidades. As mulheres falam mais, sentem mais, sofrem mais. Mergulhar nesse intrincado espaço, portanto, não é tarefa fácil.
A cineasta Malu de Martino decidiu encarar o desafio e está no meio da turbulência, dirigindo o filme ''Cinco Mulheres''. O longa conta a história de cinco garotas diferentes. É baseado em contos de cinco escritoras brasileiras e se passa em cinco cidades do país, incluindo Curitiba.
A história curitibana é baseada no conto da escritora gaúcha Maria Helena Weber. As filmagens começam nesta sexta-feira, 15 de outubro, mas a equipe técnica já está na cidade há duas semanas. O elenco, que conta com as atrizes Débora Evelyn e Carla Daniel nos papéis principais, também já visitou a cidade para aprender o sotaque curitibano característico das personagens.
Assim como nas outras histórias, a que se passa na capital paranaense mistura ficção e realidade. Em coletiva para imprensa, a diretora explicou que a parte documental do filme aparece em depoimentos reais, de pessoas que viveram situações semelhantes às histórias retratatas.
Em Curitiba, por exemplo, a história de duas mulheres, Martileide (Carla Daniel) e Rita (Débora Evelyn) que moram em um bairro pobre e trabalham como garçonetes em um café vai ganhar reforço dos depoimentos de garçonetes verdadeiras. As próprias atrizes conversaram com as funcionárias do café em que as filmagens acontecem para entender um pouco mais esse universo e enriquecer as personagens.
''As cenas que acontecem nas ruas da cidade também utilizam pessoas comuns, não são atores'', conta Malu. A cineasta revela que escolheu Curitiba porque queria fugir das cidades que geralmente retratam a região Sul nos filmes nacionais.
''Porto Alegre tem uma tradição de cinema e já tem seu núcleo próprio, Florianópolis não tem essa tradição e seria mais difícil encontrar mão-de-obra. Curitiba reúne as duas coisas'', diz. Além de Débora e Carla, também participam das filmagens, o ator curitibano Mário Shoemberger. Parte da equipe de produção e elenco de apoio também são da cidade.
''Cinco Mulheres'' já foi filmado em Bom Jesus da Lapa, na Bahia e depois de Curitiba ainda tem locações em Maceió, São Paulo e Rio de Janeiro. O episódio baiano, baseado no conto da dramaturga Aninha Franco, conta a história de Esmeralda (Camila Pitanga), uma menina do interior que convive com a fé cristã , a crendice de seu povo e uma educação familiar rigorosa e requintada. Parte da história foi filmada no dia 6 de agosto, por conta da romaria que acontece nessa data e que incrementam as locações do longa.
A terceira história acontece no Rio de Janeiro, com argumento da própria diretora, baseado num caso real. Telma, vivida por Roberta Rodrigues (de ''Cidade de Deus'') é uma porta-bandeira que sonha com o prêmio para sua escola de samba, mas cai durante o desfile.
Na história que acontece em São Paulo, Cristiane Torlony vive Laura, uma mulher de 45 anos que acaba de se separar e luta para entrar no mercado de trabalho. ''Vamos conversar com muitas mulheres que passam por situações semelhantes. Elas precisam trabalhar, mas não tem nenhuma experiência'', conta a diretora. As filmagens desse episódio devem ficam para o ano que vem por conta da agenda da atriz. A história é baseada no conto de Leduscha Spinardi.
O episódio filmado em Maceió é baseado no conto das escritoras Lúcia Guiomar Teixeira e Babe Lavenère e traz Dira Paes e a estreante Luana Carvalho no elenco. O conto aborda a realidade das mulheres rendeiras que sustentam as famílias, depois da extinção da atividade pesqueira na região.
''Cinco Mulheres'' tem produção de Elisa Tolomelli, a mesma produtora de filmes como ''Central do Brasil'', ''Cidade de Deus'' e ''Benjamim''. Elisa e Malu se conheceram num festival em Miami e decidiram trabalhar juntas depois que a diretora falou sobre a idéia de realizar um filme que retratasse as diversas regiões do Brasil sob um ângulo diferenciado.
''Gosto de fazer filmes temáticos. Por acaso, escolhi o universo feminino, mas poderia ser qualquer outro'', conta a diretora. Malu já dirigiu os documentários ''Ismael e Adalgisa'' (2001) e ''Sexualidade'' (2003), com Giulia Gam no elenco.
''Cinco Mulheres'' tem orçamento de R$ 4 milhões, incluindo distribuição. O lançamento do longa está previsto para o segundo semestre de 2005.