Sucesso nos cinemas brasileiros, na Europa e nos Estados Unidos, o filme ''Cidade de Deus'' (2002) entra na disputa pelo Oscar com quatro categorias.
Na principal delas, o cineasta Fernando Meirelles concorre ao prêmio de Melhor Diretor. Já ''Carandiru'' (2003), de Hector Babenco, que poderia ser indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, não entrou.
Há seis anos o Brasil não consegue uma indicação na categoria, que no ano passado também rejeitou ''Cidade de Deus''. Havia grande expectativa sobre a indicação de Babenco, uma vez que ele já havia tido filmes por ele dirigidos indicados em edições passadas.
Além de Melhor Diretor, ''Cidade de Deus'' também foi indicado ao Oscar de Melhor Roteiro Adaptado (Fernando Meirelles e Bráulio Mantovani), ao de Melhor Edição (Daniel Rezende) e de Melhor Fotografia (para César Charlone).
A indicação de ''Cidade de Deus'' a quatro categorias é uma reafirmação para o cinema brasileiro, que no ano passado cresceu em número de produções. Além disso, a indicação é uma correção à injustiça realizada no ano passado quando ele não foi nominado para a categoria de estrangeiros.
A cerimônia de entrega do Oscar acontecerá em 29 de fevereiro e será transmitida ao vivo para a TV.