Sucesso nos cinemas brasileiros, na Europa e nos Estados Unidos, o filme ''Cidade de Deus'' (2002) entra na disputa pelo Oscar com quatro categorias.
Na principal delas, o cineasta Fernando Meirelles concorre ao prêmio de Melhor Diretor. Já ''Carandiru'' (2003), de Hector Babenco, que poderia ser indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, não entrou.
Há seis anos o Brasil não consegue uma indicação na categoria, que no ano passado também rejeitou ''Cidade de Deus''. Havia grande expectativa sobre a indicação de Babenco, uma vez que ele já havia tido filmes por ele dirigidos indicados em edições passadas.
Leia mais:
Através do Cinemaverso: confira as estreias de junho nas telonas
Marvel Studios libera novo trailer de "Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania"
The Weeknd libera música para trilha de sonora de "Avatar: O Caminho da Água"
Confira o novo trailer de "Homem-Aranha: Através do Aranhaverso"
Além de Melhor Diretor, ''Cidade de Deus'' também foi indicado ao Oscar de Melhor Roteiro Adaptado (Fernando Meirelles e Bráulio Mantovani), ao de Melhor Edição (Daniel Rezende) e de Melhor Fotografia (para César Charlone).
A indicação de ''Cidade de Deus'' a quatro categorias é uma reafirmação para o cinema brasileiro, que no ano passado cresceu em número de produções. Além disso, a indicação é uma correção à injustiça realizada no ano passado quando ele não foi nominado para a categoria de estrangeiros.
A cerimônia de entrega do Oscar acontecerá em 29 de fevereiro e será transmitida ao vivo para a TV.