Após uma série de sequencias do longa, o filme O Planeta dos Macacos: a Origem surge como uma fórmula cinematográfica bastante usada atualmente: o prequel, ou seja, o espectador passa a imaginar como foi o início dos personagens que são popularmente conhecidos na telinha.
Dirigido por Rupert Wyatt, o filme conta a história de um cientista chamado Will Rodman (James Franco), que busca em seu laboratório a cura para a doença de seu pai, que sofre de Alzheimer. As coisas começam a dar errado quando ele acaba desenvolvendo uma poderosa droga capaz de potencializar a inteligência e força nos macacos.
Com o desenrolar da trama, os símios são enclausurados em prisões na tentativa de evitar o caos. No elenco, atores como Tom Felton, Freida Pinto, Andy Serkis e Brian Cox fazem da produção um filme sem a inteligência, criatividade e crítica social que a primeira versão, datada de 1968, proporcionou para o público.
Confira a sinopse:
No mundo contemporâneo, o jovem cientista Will Rodman (James Franco) está a frente de um grupo de pesquisadores que desenvolvem experimentos genéticos em macacos. Uma de suas experiências é o símio César (Andy Serkis) que com sua super inteligência vai liderar uma rebelião contra os humanos.