Lançamentos

Back to Film School

24 abr 2002 às 10:59
A Fundação Cultural de Curitiba abre na próxima sexta-feira (26), às 20h, na Cinemateca, uma mostra inédita no Brasil. "Back to Film School" (De volta à escola de cinema) reúne, num programa de 1h15 min de duração, os primeiros curtas-metragens realizados por grandes diretores quando ainda freqüentavam as escolas de cinema. São obras de estréias de Steven Spielberg, Roman Polanski, Oliver Stone, Orson Welles e Martin Scorsese.
Na abertura, após a primeira sessão, haverá palestra de Leon Cakoff, crítico de cinema e coordenador da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, e de Adhemar Oliveira, coordenador do Espaço Unibanco, sobre a trajetória daqueles diretores. A mostra permanecerá em cartaz de 27 de abril a 1º de maio, na Cinemateca, às 14h30, 16h,18h30, 20h e 21h30.
"Back to Film School" é uma organização sem fins lucrativos formada em 1987 por estudantes de San Diego (EUA) . Sua proposta é organizar sessões dos primeiros filmes de diretores famosos. Atualmente, "Back to Film School" é composta por ex-estudantes, comandados por Nadja Dee Tanaka e Fabio Golombek, dois profissionais já estabelecidos na comunidade hollywoodiana. Por causa do grande sucesso do programa original, eles decidiram levar o evento para cidades, em turnês pelos Estados Unidos e pelo mundo.
A mostra é composta pelos filmes "Amblin", de Steven Spielberg, "Hearts of Age", de Orson Welles, "Last Year in Vietnam" (O Ano Passado no Vietnã), de Oliver Stone, "What's a nice girl like you doing in a place like this?" (O que uma garota como você está fazendo num lugar como esse?), de Martin Scorsese e "Two Men and a Wardrobe"(Dois Homens e um Armário), de Roman Polanski.
Sobre os Filmes:
Amblin - Steven Spielberg

Long Beach State 24 Minutos - 1968
Dois jovens caroneiros, um garoto e uma garota, atravessam o deserto da Califórnia até o Oceano Pacífico. Eles unem forças, dividem experiências, fazem amor e se separam quando ela descobre que ele é mais "tradicional" do que parecia. Este projeto de faculdade de Spielberg chamou a atenção de Sidney Sheinberg, chefe da Universal Television, que assinou um contrato de sete anos e lançou a carreira do diretor de E.T. "Amblin" ganhou também prêmios em 1969 em Phoenix e foi indicado para o Oscar de Curta- Metragem em 1970.
What's a nice girl like you doing in a place like this? - Martin Scorsese
New York University 1967 - 10 Minutos
Um delírio sobre a solidão e a criação artística onde a obsessão de um homem por um quadro pregado na parede de sua casa borram os limites entre realidade e fantasia. Primeiro filme do diretor de "Taxi Driver", "Os Bons Companheiros", "A Última Tentação de Cristo", entre outros.
Two man and a wardrobe - Roman Polanski
Escola de Cinema Polonesa - Lodz 1957 - 15 minutos
Dois homens emergem do mar carregando um armário nesta parábola amarga que mistura absurdo e pastelão. Esta obra universitária de Polanski foi o primeiro curta realizado por um estudante a ser distribuído comercialmente na Polônia. O filme ainda traz uma aparição de Polanki numa cena. "Dois homens e um armário" ganhou cinco prêmios internacionais e fez com que Polanski conseguisse financiamento para seu primeiro longa: "Faca na Água".
Hearts of age - Orson Welles
Todd School for Boys 1934 - 6 min.
Nesta paródia muda de filmes de vanguarda, Welles interpreta o papel principal de um homem que quer casar com uma velha senhora, interpretada por sua primeira mulher, Virginia Nicholson. Com apenas 19 anos, oito anos antes de "Cidadão Kane", Welles pegou sua câmera 16 mm e fez seu primeiro filme num domingo à tarde. Alguns dos ângulos famosos de Welles aparecem aqui pela primeira vez neste filme descoberto recentemente. O historiador Joseph McBride vê neste filme muitos elementos que apareceriam no trabalho posterior de Orson Welles. O filme utiliza referências de clássicos como "Nosferatu", "O fantasma da ópera" e "O Gabinete do Dr. Caligari". Welles chamava o filme de paródia da vanguarda a filmes surrealistas como "O Sangue de um Poeta" de Cocteau. Uma sátira ao surrealismo, baseada no expressionismo alemão.
Last Year in Vietnam - Oliver Stone
New York University 1971 - 12 min
Oliver Stone em pessoa interpreta o jovem veterano do Vietnã tentando se ajustar a Nova York depois de um ano no Vietnã. Stone fez este filme aparentemente autobiográfico como seu projeto de tese. "Last Year in Vietnam" mostra a preocupação de Stone com os efeitos da guerra e apresenta trechos filmados no próprio Vietnã. Mais tarde seu trabalho seria consagrado em obras como "Platoon", "Nascido em 4 de Julho", "The Doors", "JFK", entre outros.

Continue lendo