Lançamentos

Adaptações prometem mais sucessos em 2006

18 jan 2006 às 17:25

Começa mais uma temporada de expectativas sobre as adaptações de quadrinhos, moda na sétima arte desde que os computadores conseguiram, por exemplo, reproduzir com fidelidade a selvageria de Wolverine nas telonas, em ''X-Men'', de 2000. E se o início do século nos cinemas é dominado por personagens criados na nona arte, os lançamentos de 2006 mantêm a tendência. O carro-chefe do ano será o retorno de Superman, seguido da terceira aventura 'live-action dos mutantes', em 'X-Men 3'.

A temporada de adaptações começa oficialmente em março, com o gênero adulto. ''V de Vingança'', álbum de Alan Moore e David Lloyd, de 1982, foi um marco em uma época em que os quadrinhos para o público maduro não eram tão populares. A trama, no melhor estilo ''Big Brother'' de George Orwell em ''1984'', mostra um regime totalitário sendo derrubado por apenas um rebelde.


A produção, dirigida por James McTeigue (assistente em filmes como ''Matrix'' e ''Star Wars - Episódio III'') traz a assinatura dos irmãos Wachowski (de ''Matrix'') nos roteiros. A queridinha Natalie Portman (de ''Closer - Perto Demais'') faz o papel de Evey, uma adolescente prostituta que deixa as ruas, e Hugo Weaving (o Agente Smith, de ''Matrix'') será ''V'', o anti-herói mascarado desafiador da tirania do sistema em ''V de Vingança''. Apesar das críticas do criador, Alan Moore, a produção promete certa fidelidade aos álbuns, considerados clássicos modernos.


''X-Men 3'' chega no dia 26 de maio, cercado de dúvidas após a saída do diretor Bryan Singer, que preferiu assumir o projeto de Superman. Brett Ratner, dos bons ''Dragão Vermelho'' e ''A Hora do Rush'', decidiu tocar a sequência e deve deixar um pouco de lado o estilo sci-fi de Singer para concentrar seu trabalho na ação, sua especialidade.


Além de Hugh Jackman (Wolverine), James Marden (Ciclope), Halle Berry (Tempestade), Patrick Stewart (Professor X), entre outros das produções anteriores, a continuação ganhou uma nova e bem ampla gama de mutantes. Estarão lá, finalmente, o Fera (Kelsey Grammer, da série televisiva ''Frasier''), o Anjo (Ben Foster de ''A Sete Palmos''), o Fanático (Vinnie Jones, o matador durão de ''Jogos, Trapaças e Dois Canos Fumegantes'') e vários outros personagens queridos dos leitores.


Julho promete ser o mês mais agitado das adaptações, obviamente devido às férias e o verão estadunidense. E tudo começa com a película mais aguardada da temporada, no dia 14 de julho, nos Estados Unidos, e 15 dias depois, no Brasil. ''Superman - O Retorno'', não só trará de volta o Homem de Aço ao cinema como promete revitalizar a franquia, unindo elementos dos quatro filmes anteriores, dos quadrinhos atuais e também da série de tevê ''Smallville''.


O desconhecido Brandon Routh assume o papel de Clark Kent. Desta vez, depois de cinco anos fora da Terra em busca de outro sobrevivente de Krypton, ele terá que provar ao mundo a necessidade da existência do Superman na sociedade terrestre. É claro que o fato de Lois Lane (Kate Bosworth) ter um filho com outro cara - que, diga-se de passagem, detesta o Homem de Aço - e a volta de Lex Luthor (Kevin Spacey), após um período na prisão, vão tornar a missão de Kal-El um pouco mais difícil.


O retorno do Homem de Aço não só é importante para a Warner Bros. revitalizar o maior ícone da DC Comics como também de manter as portas abertas para a Liga da Justiça nos cinemas. Depois de ''Batman Begins'' e ''Superman - O Retorno'', Mulher-Maravilha, Flash, Aquaman e Lanterna Verde estão nos planos da empresa para os próximos anos.


''Motoqueiro Fantasma'', protagonizado por Nicolas Cage, tentaria disputar com Superman a preferência dos fãs no verão norte-americano. No entanto, a acirrada concorrência fez com que os produtores mudassem a data de lançamento, anteriormente prevista para o dia 14 de julho, para o dia 16 de fevereiro de 2007 (!). Uma das razões, além da preocupação com os rivais da DC Comics, seria também a baixa fidelidade com relação aos quadrinhos. Tudo porque o diretor é Mark Steven Jonhson, que já provou não entender nada dos conceitos por trás dos super-heróis através do grande fiasco realizado em ''Demolidor''.


Quem vai ajudar mesmo os quadrinhos a fazerem sucesso nas férias são, novamente, os cínicos, durões, canalhas e extremamente carismáticos personagens de Sin City, de Frank Miller. Robert Rodrigues e o criador da série trazem a sequência, baseada no álbum ''A Dama Fatal''. Quase todo o elenco do primeiro longa deve repetir o papel e até uma trama inédita deve ser apresentada, como presente de Miller aos novos e antigos fãs de sua criação máxima.


O segundo semestre começa com a sequência de ''Justiceiro'', com Thomas Jane marombado mais uma vez no papel principal. Ainda não há informações precisas sobre o diretor e o roteiro, mas sabe-se que o vilão da vez será Retalho, grande conhecido dos leitores.

Mais uma adaptação a partir das obras de Frank Miller chega ao grande circuito, possivelmente no segundo semestre de 2006. ''300'', atualmente em fase de pós produção, tem o mesmo nome da série de quadrinhos que conta a história de bravura, traição e heroísmo do exército de Leônidas, em 480 a.C. Baseada nos relatos do historiador Heródoto, a campanha de Leônidas, dirigida por Zach Snyder (Madrugada dos Mortos), terá um atrativo a mais para as brasileiras: Rodrigo Santoro é quem vai viver o imperador Xerxes, careca e cheio de piercings.


Continue lendo